DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Teses de doutoramento >
 Imagem, corpo, tecnologia : (in)formação visual na era ciber
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1260

title: Imagem, corpo, tecnologia : (in)formação visual na era ciber
authors: Xavier, Raimundo Cláudio Silva
advisors: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O desenvolvimento desta pesquisa se dá, em primeiro momento, a partir de um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura sobre o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs, através de um novo contexto de relacionamento e aprendizagem mediado por interfaces hipertextuais WEB, buscando compreender o estado da arte no que diz respeito as suas possibilidades e potencialidades para (in)formação. Nesta perspectiva, é apresentada a tríade: imagem, corpo e tecnologia, enquanto proposição teórica de exploração e uso das TICs para o desenvolvimento de uma aprendizagem com e sobre a imagem através de um olhar multirreferencial – em ambientes físicos/territoriais e virtuais. Em seguida, é apresentado o percurso metodológico ou itinerância percorrida, onde um grupo de professores/cursistas do Projeto Salvador (curso de formação de professores oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) surge perfazendo o universo empírico. Nesta fase, através da disciplina optativa “desenvolvendo ciberestratégias de (in)formação visual”, oferecida ao referido grupo/Projeto numa perspectiva teórico/prática de realização de aula/passeio presencial e virtual, são apresentados resultado dessas atividades visando a validação (ou não) da referida proposta teórico/metodológica, através de questionários semiestruturados e observação participante. Os resultados indicam, de uma forma geral, que o uso da imagem através das TICs em contexto pedagógico, favorece a aprendizagem. De uma forma mais específica, sugere a hibridização, em contexto pedagógico, dos espaços físicos/presenciais e virtuais (multirreferenciais), enquanto potencializadores da produção/difusão do conhecimento, aprendizagem. Sugere, ainda, que a aula/passeio presencial e virtual pode ser muito útil à produção/difusão do conhecimento em estratégias acadêmico/científicas e empresariais de PD&I (ID&I).

The development of this research starts, at a first instance, with a bibliographical survey and a literature revision regarding the use of the New Information and Communication Technologies (TICs), through a new context of relations and learning mediated by hypertext interfaces WEB, and trying to understand the sate of art as far as its possibilities and (in)formation potentialities are concerned. In this perspective, a triad is presented: image, body and technology, as theoretical proposition aimed at using and exploring the TICs to develop a learning process with and about images through a multireferential look – in physical/territorial and virtual environments. Afterwards, our methodological itinerary as well as the territory covered during our itinerancy will be presented and we will refer to a group of professors of the Salvador Project (a teachers’ training course offered by the College of Education of the Federal University of Bahia) who consummate the empirical universe. At this stage, thanks to the optional subject “developing cyberstrategies of visual (in)formation”, a subject which was attended by the mentioned group/Project in a theoretical/practical perspective, that is, through a physical and virtual lesson/walk, we will be able to present the results of those activities aiming at the validation (or refutation) of the above-mentioned theoretical/methodological proposal, through half-structured questionnaires and participatory observation. In general, the results indicate that the use of images through the TICs in a pedagogical context favours learning. More specifically, it suggests the hybridization, in a pedagogic context, of the physical/actual and virtual (multireferential) spaces, as catalysts of production/diffusion of knowledge and learning. In addition, It also suggests that the physical and virtual lesson/walk may be very useful to the production/diffusion of knowledge in academic/scientific and corporate strategies relating to PD&I (ID&I). PD&I or ID&I stand for Research, Development and Innovation.
description: Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1260
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
2009000410.pdf27.49 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2