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 A integração de serviços de comunicação e gestão para o fomento de práticas de teletrabalho
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1254

title: A integração de serviços de comunicação e gestão para o fomento de práticas de teletrabalho
authors: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
advisors: Mealha, Óscar Emanuel Chaves
keywords: Tecnologias da informação e comunicação
Teletrabalho
Comunicação institucional
Gestão de projectos
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O trabalho de investigação aqui apresentado enquadra-se na problemática da adesão a práticas flexíveis de trabalho, nomeadamente, de teletrabalho. Uma adesão que encontra alguns constrangimentos e necessidades, das quais se destacam ferramentas comunicacionais e de gestão adequadas. Perante essa necessidade, os teletrabalhadores recorrem a um conjunto alargado de aplicações com as inerentes dificuldades à utilização, fundamentalmente para utilizadores de baixa literacia digital. Neste contexto, procede-se a um estudo que procura avaliar as necessidades comunicacionais e de gestão decorrentes da adopção do teletrabalho, conducente à especificação de um modelo de sistema integrado de serviços que possa, efectivamente, assumir-se como um impulsionador da adopção destas práticas. A proposta de modelo de sistema é acompanhada da concretização de um protótipo funcional cuja estrutura e módulos funcionais se descrevem. Para o estudo da problemática descrita é apresentada uma metodologia de análise que inclui a avaliação do protótipo e dos pressupostos de investigação em sessões laboratoriais, com utilizadores de diferentes literacias digitais, acompanhada de dois questionários escritos e uma entrevista. Os resultados permitem validar a configuração e a estrutura propostas para o sistema, assim como as novas funcionalidades indicadas. Confirma-se, ainda, que a literacia digital condiciona a utilização de serviços telemáticos e, como resultado emergente deste trabalho, que a disponibilidade global de um sistema, adequado às necessidades dos teletrabalhadores, poderá assumir o papel de impulsionador da adopção das práticas de teletrabalho. ABSTRACT: The research study here presented is focused on the problems related to the adoption of flexible work arrangement practices, namely, telework. The adoption of these practices is met by some constraints and necessities, such as the need for suitable communication and management tools. Due to these necessities teleworkers use a vast set of applications, with inherent difficulties of use especially for users with low digital literacy. In this context, the study aims to evaluate the communication and management needs derived from the adoption of telework conducive to the specification of an integrated system model that can, effectively, contribute to the adoption of these practices. The proposition of a system model is accompanied by the implementation of a functional prototype with a detailed the description of its structure and core modules. To evaluate the aforementioned problems a method of analysis that includes the evaluation of the prototype and research objectives, by users with different digital literacy in controlled sessions, followed by two written questionnaires and an interview, is presented. The evaluation results permit the validation of the system model, the structure and new features proposed. The results confirm that digital literacy can be a constraint to the use of telematic services and also indicate that the global availability of a system, adapted to the needs of teleworkers can contribute to the adoption of telework practices.
description: Doutoramento em Ciência e Tecnologia da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1254
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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