Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.advisorAndrade, Fátimapt
dc.contributor.authorMendes, Tânia Vanessa Fernandespt
dc.date.accessioned2014-06-23T14:05:32Z-
dc.date.available2014-06-23T14:05:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12458-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Especialpt
dc.description.abstractEstudos recentes demonstram que o jardim de infância é um lugar privilegiado para a aquisição da linguagem pela criança que, na faixa etária dos 3 aos 6 anos, se encontra em plena expansão nesta área do desenvolvimento. Mas nem sempre o desenvolvimento da linguagem ocorre do modo esperado e adequado, ocorrendo por vezes, Perturbações da Comunicação (PC). Com este estudo, desenvolvido no âmbito de um estágio, procurámos avaliar a linguagem (fonética e fonologia) de uma criança com 3A6M, do sexo masculino, com alterações na fala, incluída numa sala de jardim de infância onde se utilizava como modelo pedagógico, a Pedagogia-em-Participação (PeP). A avaliação foi realizada através do Teste Fonético-Fonológico: ALPE (Mendes et al., 2009). Os resultados obtidos demonstraram que a criança se encontrava no percentil 5, abaixo do esperado para a sua idade, apresentando assim, uma Perturbação Fonológica. Após a avaliação, procedemos à intervenção, partindo das potencialidades das várias dimensões da PeP ao nível da linguagem, assim como, de algumas atividades dirigidas ao desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem oral. Segundo Rios (2011), o desenvolvimento da consciência fonológica em idade préescolar promoverá o sucesso futuro na aquisição da literacia. Após a intervenção (passados 7 meses), procedeu-se novamente à avaliação da linguagem da criança através do mesmo teste (TFF-ALPE). Verificaram-se progressos muito satisfatórios: então com 4A1M, as competências da criança situavam-na no percentil 25. A forma como as dimensões pedagógicas da PeP foram organizadas para criar oportunidades de aprendizagem significativas e para promover a participação e comunicação diária das crianças, poderá ter permitido à criança alvo de intervenção conviver num ambiente verbalmente estimulante, o que, consequentemente, lhe permitiu adquirir novos conceitos, alargar o seu vocabulário e ter um maior domínio da linguagem oral.pt
dc.description.abstractRecent studies reveal that the kindergarten is a privileged place to language acquisition by children in the age group of 3 to 6 years, and it is booming in this level of development. But the language development doesn’t occur always as the appropriate and expected way, which can lead sometimes to a Communication Disorder (CD). With this study, developed within a teaching practice, we search to evaluate the language level of a child with 3 years and 6 months old, male with speech difficulties, within the environment of a kindergarten class where was used as the pedagogical model the Pedagogyin- Participation (PiP). The evaluation was made using the Phonetic- Phonological Test (TFF-ALPE, Mendes et al., 2009). The results showed that the child was in percentile 5, below the expected for his age, revealing a Phonological Disorder. After the evaluation, we proceed to the intervention, exploring the multiple potentialities of PiP model, concerning the language level, as well as some activities focused on the phonological conscience and oral language development. According to Rios (2011), the phonological conscience development at the preschool age will promote the future success in literacy acquisition. After the intervention (with 7 months long), we evaluate again the language level of the child using the same test (TFF-ALPE). The results were very satisfactory: then with 4 years and 1 month, the child showed a percentile of 25. The way how the pedagogical dimensions were organized to create significant learning opportunities and to foment daily participation and communication of children, may have allowed the target children of the intervention to socialize in a verbally stimulating environment, which, consequently, allowed him to acquire new concepts, increase his vocabulary and have a greater control of oral language.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectPerturbações da comunicaçãopt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectPerturbações da linguagempt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectFonologiapt
dc.subject.otherPerturbações da Comunicaçãopt
dc.subject.otherPedagogia-em-Participaçãopt
dc.subject.otherLinguagempt
dc.subject.otherComunicaçãopt
dc.subject.otherIntervençãopt
dc.subject.otherAvaliaçãopt
dc.subject.otherJardim de infânciapt
dc.subject.otherConsciência fonológicapt
dc.subject.otherCriançapt
dc.subject.otherParticipaçãopt
dc.titlePerturbações da comunicação: potencialidades de um modelo pedagógicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201595265-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.