Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLloyd,David W.pt
dc.contributor.authorAlmeida,Ana Raquel Ribeiropt
dc.date.accessioned2014-06-03T16:03:23Z-
dc.date.available2014-06-03T16:03:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12383-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO presente projeto educativo remete para um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Noonan, tendo dificuldades cognitivas associadas. A criança é estudante de violino, sendo que este projeto educativo foi elaborado ao longo dos dois primeiros graus da sua aprendizagem oficial do instrumento. O objetivo central do estudo prende-se com a validação de que uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) consegue cumprir os objetivos estabelecidos nos programas propostos para a disciplina de violino. Para tal, foram criadas estratégias específicas que auxiliaram o aluno no cumprimento das tarefas. Constatou-se que efetivamente o aluno atingiu os objetivos propostos com sucesso, trazendo benefícios ao nível da sua autoestima, autoconfiança e no melhoramento de capacidades cognitivas. Este estudo revelou-se extremamente útil no sentido da sensibilização da inclusão de crianças com NEE no regime do ensino articulado de música.pt
dc.description.abstractThe present study is a study case of a child with the Noonan syndrom with associated cognitive difficulties. The child is a violin student and this educative project was elaborated throughout thetwo first degrees of his oficial learning of the instrument. The central purpose of the study is to prove that a child with special needs can achieve the objectives established by the oficial syllabus of the subject of violin. In order to accomplish it, specific strategies were created to help the student accomplish the tasks. The results revealed that the student was able to achieve the objectives and with them develop selfesteem, selfconfidence and the improvement of cognitive skills. This study was very useful to call people’s attention to the inclusion of children with special needs in the study of music.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da músicapt
dc.subjectNecessidades educativas - Criançaspt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectViolinopt
dc.subjectSíndrome de Noonan - Estudo de casopt
dc.subjectMotivação para a aprendizagempt
dc.subject.otherMúsicapt
dc.subject.otherEnsino articuladopt
dc.subject.otherNecessidades Educativas Especiaispt
dc.subject.otherCriançapt
dc.subject.otherViolinopt
dc.titleMetodologias de ensino de violino: estudo de caso de uma criança com síndrome de Noonanpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO EDUCATIVO - 10.pdftese1.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.