Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12373
Title: Influência dos estímulos sensoriais na experiência da marca
Author: Wellert, Silvana Cassandra Vaz
Advisor: Moutinho, Victor Manuel Ferreira
Moreira, António Carrizo
Keywords: Gestão
Marcas
Marketing
Satisfação do consumidor
Neuromarketing
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O marketing sensorial é uma das formas mais recentes de cativar os consumidores, através dos estímulos dos cinco sentidos em vários elementos da loja. Este estudo desenvolveu e testou de forma empírica o modelo estrutural que analisa de que forma esses estímulos sensoriais afetam a experiência da marca, tendo em consideração a famosa marca de café Nespresso. Posteriormente verificou-se se a experiência da marca tem efeito na satisfação dos consumidores, bem como na sua lealdade. E se a satisfação afeta a lealdade dos consumidores A análise de fiabilidade, análise fatorial exploratória e técnicas de regressões lineares foram utilizadas para avaliar o modelo. Baseado nas respostas do questionário, foi verificado que existem influências dos estímulos sensoriais na experiência da marca e que a satisfação tem efeito na lealdade. Contudo, apenas algumas das dimensões da experiência da marca afetam a satisfação e lealdade da marca.
Sensory marketing is one of the most recent ways to captivate consumers, through the stimulus of five senses in many elements of the store. This study developed and tested empirically the structural model that analyzes the way these sensory stimuli affect brand experience, considering the famous brand of coffee Nespresso. Afterwards, it was assessed if the brand experience affects consumer’s satisfaction as well as consumer's loyalty. And if this satisfaction affects consumers loyalty. Reliability analysis, exploratory factor analysis and linear regressions techniques were used to evaluate the model. Based on the answers of the survey, it was concluded that there are influences of sensory stimulus on brand experience and that satisfaction affects consumer loyalty. However, only some of the dimensions of the brand experience affect consumer’s satisfaction and loyalty.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/12373
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.