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Title: A adoção de social media por museus como uma ferramenta de comunicação : proposta de um modelo para o desenho de estratégias de comunicação
Author: Carvalho, Joana Nair da Silva
Advisor: Raposo, Rui
Keywords: Gestão da informação
Tecnologias da informação e comunicação - Museus
Internet
Redes sociais
Web 2.0
Interacção social
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A evolução da Internet, e em especial da Web, originou alterações significativas na forma como o indivíduo comunica, conduzindo até que a Web 2.0 tenha mudado o ponto gravitacional da comunicação online, fazendo que o enfoque passasse a ser no acesso às pessoas e não apenas no acesso à informação. Os social media permitem que os indivíduos comuniquem e interajam de formas inovadoras e colaborativas, alterando definitivamente a forma como estes se relacionam e, como o presente estudo pretende, em parte, demonstrar, as instituições culturais e museológicas não são indiferentes a esta mudança de paradigma comunicacional. As exigências e transformações da sociedade atual, intimamente ligada às tecnologias da informação e comunicação, têm levantado novas questões às instituições museológicas, conduzindo a que os museus enfrentem novos desafios de transformação do seu papel social, potenciando o seu cariz eminentemente comunicacional através da utilização das ferramentas Web 2.0 e social media. Os social media possibilitam a evolução do papel do museu, de um fornecedor de informação, para um potenciador de conhecimento, dando aos seus visitantes a possibilidade de participar e explorar, de forma dinâmica e ativa, criando a base para a conceção de novas perspetivas e visões sobre o museu e o objeto museológico. Os social media oferecem novas formas de colaboração com o público e, desta forma, permite que o museu conheça melhor a sua audiência, podendo ajustar-se na gestão e curadoria, com a contribuição dessas novas ideias e visões. No entanto, o desafio, para o sector museológico, da utilização dessas ferramentas com base em estratégias de comunicação adequadas, representa uma tarefa que se mostra por vezes complexa pela inexistência de diretrizes de aplicação e medição de resultados nos social media. Este trabalho concentra-se num estudo com vista à proposta de um conjunto de diretrizes que guiem o design de estratégias de comunicação do museu, através dos social media. Para tal, estudou-se a relação existente entre os museus e os social media, tanto a nível nacional como a nível internacional, reconhecendo o tipo de utilização que fazem dos social media e caracterizando que tipo de conteúdos e quais as ferramentas utilizadas. Deste estudo, entrevistas e outras observações, identificou-se projetos pioneiros na utilização de blogues, wikis, youtube, redes sociais, etc, e concebeu-se, de forma detalhada, modelo orientador da utilização dos social media como ferramenta de comunicação. Parte integrante deste estudo foi a aplicação prática destas diretrizes a museus no concreto, sendo possível a aplicação, medição de resultados e ajustes ao modelo desenvolvido. Os social media apoiam o museu a cumprir o seu papel e função social, aproximando-o do público, cada vez mais diverso e heterogéneo, tornando o online como uma forma essencial de comunicação museológica.
The evolution of the Internet, and especially the Web, has originated significant changes in how individuals communicate, leading up to that Web 2.0 has changed the gravitational point of online communication, making the emphasis shifts to access to people and not just access to information. Social media allow individuals to communicate and interact in new and collaborative ways, definitely changing the way they relate and, as, in part, this study intends to demonstrate, cultural institutions and museums are not indifferent to this change in communication paradigm. The requirements and changes in contemporary society, closely linked to information technology and communication, have raised new questions to museums making them face new challenges of transforming its social nature, eminently enhancing their communication through the use of the tools Web 2.0 and social media. Social media allow an evolving role of the museum, from an information provider to an enabler of knowledge, giving visitors the opportunity to participate and explore, in a dynamic and active way, creating the basis for the design of new perspectives and views about the museum and the museum object. Social media offers new forms of collaboration with the public and, thus, allow the museum to better know their audience, fitting in the management and curatorship, with the contribution of these new ideas and visions. However, the challenge for the museum sector, of the use of these tools based on appropriate communication strategies, represents a task that proves sometimes complicated by the lack of guidance for implementation and measurement of results in social media. This work focuses on a study to draft a set of guidelines that guides the design of communication strategies of the museum, through social media. To this end, we study the relationship between museums and social media, both nationally and internationally, recognizing the kind of use of social media and featuring what type of content and what the tools were used. In this study, interviews and other observations, we identified projects pioneered the use of blogs, wikis, YouTube, social networks, etc., and develop, in detail, best practice guidelines on the use of social media as a communication tool. Part of this study was the practical application of these guidelines to a museum, with the application, measurement of results and adjustments to the model developed. Social media supports the museum to fulfill its role and social function, bringing it closer to the public, increasingly diverse and heterogeneous, making the online as an essential form of communication museum.
Description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/12338
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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