Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12303
Title: O desenho como proposta de criatividade para o projecto em design: estudos de caso portugueses
Other Titles: Drawing as a proposal of creativity for the design project: Portuguese case studies
Author: Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos
Pombo, Fátima
Keywords: Desenho
Design
Projecto
Criatividade
Inovação
Estudo de caso
Drawing
Innovation
Case study
Issue Date: May-2010
Publisher: EDUFBA / Universidade Federal da Bahia
Abstract: Propomos colocar a questão da possibilidade criativa e inovação do projecto em design através do exercício prático do desenho. Partiremos da ideia de que o desenho é não apenas o veículo instrumental de representação do projecto mas, e sobretudo uma possibilidade de pensamento como repositório de experiências. Exercício de conhecimento e auto-reconhecimento do sujeito e do mundo ao qual pertence. Partiremos da interpretação dos conceitos de inovação e criatividade como factores diferenciados, propostos separadamente para o acto projectual do design e o processo artístico (diagrama1). Para através da consideração dos exemplos de desenhos de projecto de designers portugueses chegar à consideração da possibilidade estratégica da inovação do design poder ser considerada através da gestão da criatividade implicada na prática do desenho (diagrama2). Consideramos o estudo e reflexão do desenho cujo fim será a compreensão e implicação no processo criativo do objecto. Neste sentido, o desenho apresentar-se-á como a matéria da qual o design deriva - aspectos heurísticos do desenho - e eventualmente à qual regressa – derivação simbólica e sintomática do desenho -; assim território de influência e confluência do design.
We propose to question the creative possibility and the innovation in design project throughout the practical exercise of drawing. we start from the idea of drawing not only as an instrumental means of representation of projects but overall a possibility of thought in terms of a repository of experiences, an exercise of knowledge and self recognition of the subject and the world in which it belongs. We start from the interpretation of concepts of innovation and creativity as different factors within the act of projecting in design and artistic process.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/12303
ISSN: 1516-893X
Publisher Version: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4031
Appears in Collections:ID+ - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O desenho como proposta de criatividade para o projecto em design. Estudos de casos portugueses.pdfdocumento principal276.84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.