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 O zero inicial: o entendimento do sensível na produção artística de Ernesto de Sousa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1229

title: O zero inicial: o entendimento do sensível na produção artística de Ernesto de Sousa
authors: Pires, Raquel Cristina de Sousa
advisors: Mota, João
keywords: Criação artística
Arte conceptual
Pós-modernismo
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Na presente investigação pretende fazer-se uma análise do entendimento do sensível na produção artística de Ernesto de Sousa, reconhecendo o papel das práticas artísticas inovadoras e as repercussões na sua obra, bem como na produção de outros artistas. Neste sentido, o presente estudo desenvolve-se no domínio conceptual, tratando-se de uma análise de conceitos. A teoria fundamentada será consolidada a partir dos diversos textos produzidos por estetas, críticos, artistas e o pelo próprio Ernesto de Sousa. Nesta investigação analisa-se ainda os processos com os quais o sujeito contacta no quotidiano artístico, quer no plano da criação, quer no da recepção. Com efeito, descreve-se a transição do modernismo para o pós-modernismo, caracteriza-se os movimentos Fluxos e Arte Conceptual associados à desmaterialização da arte e discursa-se sobre a ideia de obra aberta. A influência europeia, pela mão de Ernesto de Sousa, na década de 70, tornou a arte portuguesa mais interventiva. A aproximação da arte portuguesa à arte estrangeira, fundamentalmente no domínio Fluxus e da Arte Conceptual, facilitou a afirmação da arte portuguesa e a introdução de um novo pensamento crítico. Conclui-se que a grande alteração do sensível desloca-se precisamente neste sentido, uma hibridez no campo da arte, uma mistura de sentidos onde artista, obra e espectador se unem para formar um só elemento. No entanto, reconhece-se condicionamentos no percurso desta investigação ligados à exploração dos conceitos apresentados, nomeadamente na análise da transição do modernismo para o pós-modernismo e na análise da Arte Conceptual como processo de desmaterialização do objecto e da arte. Seria ainda importante uma análise mais aprofundada das obras e respectivo impacto no espectador. Por outro lado, considera-se que existem oportunidades para futuros estudos no domínio da função social da arte, provavelmente no plano da experiência estética e da formação de públicos. O presente estudo confere ainda uma oportunidade aos artistas, por se tratar de uma compilação analítica daquilo que representa o entendimento do sensível na produção artística de Ernesto de Sousa, ao apresentar um conjunto de indicadores que poderão constituir um apoio à componente prática, fomentando projectos de instalação artística mais sistemáticos na instância de aproximação entre arte e vida e participação do público. ABSTRACT: The present investigation aims to analyze the sensory perception understanding in Ernesto de Sousa’s artistic production, recognizing the role of innovative artistic practices and its effects in his work, as well as other artists’. In this sense, this study developed in the conceptual domain, dealing with a analysis of concepts. The grounded theory will be consolidated from the various texts produced by aestheticians, critics, artists, and in particular by Ernesto de Sousa. This research also analyzes the processes how the subject interacts with everyday art, in terms of creation and in reception. It describes the transition from modernism to postmodernism, characterize the movements ‘Fluxus, and Conceptual Art associated with the dematerialization of art and it discusses the idea of ‘open work’. In the 70's, the European influence, by Ernesto de Sousa’s hand, became Portuguese art more interventionist. Portuguese art approach to international art, mainly in Fluxus and Conceptual Art, facilitated Portuguese art affirmation and the introduction of a new critical thinking. The significant change of the sensory perception moves this requirement, a hybridism in the area of art, a mixture of senses where artist, the piece of art and spectator get together in a single element. However, constraints are recognized during this investigation related to the exploration of the concepts presented, namely in the analysis of the transition from the modernism to the postmodernism and in the analysis of Conceptual Art as a process of dematerialization of the object and the art. Even so important, would be a more exhaustive analysis of art and its impact on the spectator. The idea is that there are challenges for future research in the domain of the social function of art, probably at the level of aesthetic experience and formation of the public. This study also provides an opportunity for artists, because it is an analytical compilation of what represents the understanding of the sensitivity in the artistic production of Ernesto de Sousa, by presenting a set of indicators that could provide a support for the practical component, fostering, more systematically, artistic installation projects in the area of the approach between art and life and public participation.
description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/1229
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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