Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12219
Title: A sociedade de hiperconsumo: interação online no caso do IPhone 5
Author: Costa, Marx Furtado da
Advisor: Baldi, Vânia
Keywords: Comunicação multimédia
Comunidades virtuais
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Sociedade de consumo
Defense Date: 31-Oct-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: “Como as interações entre membros de uma comunidade virtual na Internet podem influenciar o interesse e o comportamento acerca de um produto tecnológico de comunicação pessoal?”; “O que leva as pessoas a interagirem com outras acerca de produtos ou serviços de que usufruíram?” e “Porque é que produtos como o iPhone 5 geram tanta repercussão nos média e desejo por parte das pessoas?”. Para responder aos questionamentos da investigação, realizou-se uma pesquisa netnográfica com os membros do fórum da marca Apple (everythingicafe), para a aplicação de inquéritos com os consumidores do produto, os quais são oriundos das comunidades virtuais da marca. Os dados recolhidos revelam que existe uma busca por status a fim de definir melhor a identidade pessoal perante os demais e que a fidelidade à marca chega a uma fase de devoção. Por outro lado, observa-se que a influência das comunidades virtuais na intenção de compra também está relacionada com a busca de informação, oriunda dos vídeos de opinião e review, e que a participação em comunidades de marca, muitas vezes, faz-se pela tentativa de ingresso num determinado grupo, mesmo não possuindo o produto “tema” da rede.
“How can the interactions among members of a virtual community on the Internet influence the interest and behavior about a technological product of personal communication?"; “What causes people to interact with others about products or services that benefited them?” and “Why is that products like the iPhone 5 generate such a massive media buzz and desire on the the individuals?” To answer the research question a netnographic study was carried on an Apple forum (everythingicafe) in which surveys were conducted to consumers of Apple coming from the virtual brand communities. The collected data shows that there is a quest for status in order to better define personal identity to others and that brand loyalty reaches a stage of devotion. Moreover it is observed that the influence of virtual communities on purchase intention is also related to finding information coming from the opinion videos and reviews, and that participation in brand communities often asserts itself in an attempt to join a particular group, even not having the product "theme" of the forum.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/12219
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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