Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12179
Title: Criação de vídeos de divulgação da plataforma SAPO Campus
Author: Victória, Pedro André Oliveira
Advisor: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Carlos Manuel das Neves
Keywords: Sapo Campus
Comunicação multimédia
Redes sociais
Comunidades virtuais
Vídeos - Produção - Internet
Realização vídeo
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O marketing online é um mercado em crescimento e em constante mudança por ser um local privilegiado para o contacto entre marcas e consumidores. Tanto as marcas já estabelecidas no mercado como as marcas em crescimento sentem necessidade de criar conteúdos audiovisuais que atraiam os consumidores e que os estimulem a falar da sua marca nas redes sociais ou, simplesmente, que fiquem com uma boa imagem da marca. Contudo, nem sempre a abordagem feita pelas marcas à plataforma web é a mais correta. Não sendo ainda consensual a produção de conteúdos específicos para a internet, há ainda um número significativo de vídeos que são produzidos para a TV e mais tarde adaptados para a web (Forbes & Sharethrough, 2012). Este projeto procura, numa primeira fase, identificar as principais caraterísticas associadas ao vídeo online, à transmissão de emoções e ao storytelling, assim como perceber a relação existente entre os mesmos tópicos. São ainda abordadas técnicas de pré-produção, produção e pós-produção que serviram de base ao desenvolvimento prático deste projeto. Com base na contextualização teórica desenvolveram-se cinco produtos audiovisuais que retratam a experiência de utilização da plataforma SAPO Campus por parte de alguns professores de várias escolas do país, de vários níveis de ensino. O presente documento descreve pormenorizadamente todo o processo de desenvolvimento desses produtos audiovisuais, incluindo a metodologia adoptada e ainda o processo de avaliação dos mesmos, através de aplicação de um inquérito por questionário online.
Online marketing is a growing and changing market, as it is a great place for brands and customers to connect. Both established and on growing brands feel the need to create video content that will attract consumers and engage them to talk about that same brand on social networks or simply have a good opinion on them. However, the approach taken by the brands isn’t always the most accurate. There’s still no agreement on the specific type of content that should be produced for the internet, and there’s still a significant number of videos that are produced for television and later adapted for the web (Sharethrough & Forbes, 2012). This project’s purpose is, at first, to identify the main features related to online video, emotions communication and storytelling, as well as to identify the relationship between these topics. Also, pre-production, production and postproduction techniques are taken as a basis for the project development. Based on the first stage, five videos regarding to the personal experience of several teachers (from different schools and teaching degrees) with the SAPO Campus online platform, were produced. This document contains detailed information on those videos’ creation process, including the adopted methodology and the assessment process, taken through an online survey.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/12179
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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