DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Tetragrammaton IV: multipercussão e música ritual em Roberto Victorio
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1216

title: Tetragrammaton IV: multipercussão e música ritual em Roberto Victorio
authors: Monteiro Fernandez, Humberto
advisors: Zoudilkine, Evgueni
Negreiros, Vasco Manuel Paiva de Abreu Trigo de
keywords: Musicologia
Análise musical
Interpretação musical
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta investigação debruça-se sobre a obra Tetragrammaton IV para multipercussão solo, do compositor brasileiro Roberto Victorio. Foi relevante associarmos o nosso estudo performativo a dois significativos aspectos: a cosmologia do filósofo Jacob Boehme, velada nos códigos composicionais desta peça, e os referenciais da música ritual existentes em culturas extraocidentais e na música de concerto em questão. Este trabalho apresenta soluções interpretativas para as problemáticas inerentes a esta obra, implementando uma ferramenta criativa e inovadora para os percussionistas e os compositores: as baquetas Ritual. Nesta dissertação, constata-se o quanto pode ser instigante e enriquecedor para a performance o estabelecimento de um prisma sobre uma criação musical ambientada no século XXI, referenciada na sacralidade musical e nas simbologias arcanas.

This research analyzes the multi-percussion solo work Tetragrammaton IV, a Brazilian Roberto Victorio composition. In our present approach, it was relevant associating the performative elements to two other significant ones: the cosmology of the philosopher Jacob Boehme, hidden in the compositional codes of this Roberto Victorioʼs work, and the ritual music references, remarkably brought from non-occidental and concert music traditions. We bring interpretative solutions to the inherent problems of this musical work by implementing a creative and innovative tool for percussionists and composers: the Ritual Percussion-Sticks. This dissertation evidences how can be instigating and enriching, in the field of performance, to establish a point of view and an analysis about a musical composition landscaped on twenty-first century, referenced on the musical sacrality and Arcane simbologies.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/1216
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000526.pdf3.45 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2