Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12068
Title: A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
Author: Maciel, Lígia Maria Ferreira
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Indústria transformadora
Comunicação da informação
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos.
The main subject of this master’s dissertation is the importance of newsletters in the internal communication of companies within the National Manufacturing Industry with the economic activity classification - C.A.E.1: 25720 – Production of Locks, Hinges and Others Hardware (CAE REV3). It was developed on the basis of theoretical readings and the analysis of data obtained through the application of a questionnaire and telephone interviews carried out with national companies belonging to the above mentioned Industry. The dissertation, containing 5 chapters, provides an overview of the newsletter as a means of business communication and explores the concepts of corporate culture and internal communication. It then describes and outlines the National Transformation Industry. Finally, it presents a study which aimed to assess the importance of newsletters in internal business communication in the National Transformation Industry sector with the C.A.E.1: 25720 – Manufacture of locks, hinges and other hardware (CAE REV.3). The study reveals that newsletters are not known by the majority of the companies within the National Manufacturing Industry with C.A.E.1: 25720 – Production of Locks, Hinges and Others Hardware (CAE REV3). Although newsletters are important to keep information flowing and consolidating the identity of businesses, given the micro and small size of the companies in this sector, their existence is not justified for most of the companies.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/12068
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Ligia Maciel 2013.pdfTese1.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.