DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Imersão e obsessão: o carácter obsidente da produção/criação artística
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1203

title: Imersão e obsessão: o carácter obsidente da produção/criação artística
authors: Eliseu, Sérgio Rafael Tomé das Neves
advisors: Bastos, Paulo Bernardino das Neves
keywords: Criação artística
Arte conceptual
Filosofia da arte
Realidade virtual
Psicologia individual
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Frequentemente vemos associada à prática artística, pontualmente pela crítica, ou pelos próprios artistas, uma condição obsessiva. Efectivamente, ainda que não sendo comum a todos os autores, esta condição parece surgir anunciada na generalidade das práticas artísticas de forma transversal a qualquer época. Assim, interessou-nos identificar causas e consequências deste comportamento num período em que multiplicam as obras que utilizam as novas tecnologias em ambientes imersivos interactivos e se verifica uma grande complexidade nos sistemas utilizados que relegam igualmente para os espectadores o papel de “artista”. O desenvolvimento da investigação, enriquecida transdiciplinarmente, objectivou consolidar um corpo de trabalho assente numa prática artística baseada no paradigma da interacção, explorando, em dois projectos, sistemas de realidade virtual e realidade aumentada em ambientes imersivos.

We frequently see an obsessive condition associated with the artistic practice, whether by critics or the artists themselves. Actually, though not common to all authors, this condition seems to emerge in the general artistic practice throughout any time, transversally. So, it is interesting to identify causes and effects of this behavior in a time when the works which use new technologies thrive in immersive and interactive environments and when a great complexity is observed in the systems which are used and that also relegate the role of “artist” to the public. The development of the investigation, enriched in a transdisciplinary manner, aims at consolidating a body of work consisting in an artistic practice based on the interactive paradigm, exploring, in two projects, virtual reality systems and augmented reality in immersive environments.
description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/1203
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000453.pdf2.54 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2