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http://hdl.handle.net/10773/11972
Título: | As escolas de saxofone clássico como narrativas da identidade |
Autor: | Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos de |
Orientador: | Correia, Jorge Manuel Salgado Castro Sardo, Susana Bela Soares |
Palavras-chave: | Educação musical - Teses de doutoramento Escolas - Saxofone Escolas - Interpretação Saxofone - História |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A presente tese tem como objectivo propor uma nova abordagem à problemática das escolas de interpretação musical. Centrando essa abordagem no universo do saxofone clássico e tendo em conta as especificidades históricas deste instrumento, é levantada uma série de questões que parecem ausentes da investigação previamente existente nesta área. Trata-se de saber em que medida as escolas de interpretação correspondem a uma realidade histórica, discursiva e performativa efectivamente observável no universo do saxofone clássico. Partindo do enquadramento histórico do percurso do saxofone, são realizadas análises ao discurso de saxofonistas significativos naquele universo e a gravações seleccionadas de obras e de saxofonistas representativos. O ponto de partida teórico é o de que as escolas de interpretação fazem parte dos processos de construção das narrativas identitárias dos intérpretes e definem-se através de narrativas identitárias assentes nas realidades histórica, discursiva e performativa. The aim of this thesis is to propose a new approach to the study of the schools of music playing. Focusing on the classical saxophone world and considering the historical specificities of that instrument, a series of questions is raised, which seem to be absent from most of the previous research in this area. The main question is about knowing if the schools of playing have a correspondance in classical saxophone's actual history, discourse and performance. After analysing the historical background of the saxophone, a set of analysis procedures are made to the discourse and the playing of significant classical saxophonists, by means of interviews and recording analysis. Theoretically, the main point is that schools of playing are part of the player's identity processes and are defined through identity narratives, build on the actual discourse, history and performance. |
Descrição: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11972 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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