DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 interpretação do Sonnengesang de Sofia Gubaidulina, Uma
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1164

title: interpretação do Sonnengesang de Sofia Gubaidulina, Uma
authors: Mateus, Valter José de Castro Correia
advisors: Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro
keywords: Análise musical
Interpretação musical
Linguagem musical
Música para violoncelo
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho pretende reflectir e desenvolver uma interpretação da obra Sonnengesang de Sofia Gubaidulina, cujas opções performativas vão ser geradas a partir do que está para além da partitura, baseada na exploração da metáfora no texto de S. Francisco de Assis sobre o qual esta obra foi composta. Esta dissertação apresenta assim uma primeira parte onde se fundamentam os princípios de uma abordagem interpretativa da obra musical baseada na performance como prática de produção de sentido, e onde se confrontam as diferentes opiniões e concepções teóricas, procurando evidenciar desta forma as diferentes correntes de pensamento em torno do sentido musical. E, uma segunda parte, onde se procura explicitar o processo de produção de sentido musical para a obra em questão, e onde se procura revelar os aspectos práticos da busca deste sentido. Para além destes propósitos, e como objectivo prático, pretendeu-se apresentar esta obra em estreia nacional, em 26 de Junho de 2008, no Convento da Serra do Pilar, numa versão que transcendeu o conceito tradicional de concerto, uma vez que nesta obra, para além da execução instrumental especializada, o intérprete recorre a outros meios de produção sonora, como sejam, os instrumentos de percussão. ABSTRACT: This work addresses the issue of performer expressivness. The main aim of this work is to develop a performance of the Sonnengesang, Sofia Gubaidulina, based on the poem of St Francis of Assisi, through an exploration of the metaphorical meaning of its content. The first part, presents the foundational principles of performance practice understood as a practice of meaning production and communication. A review of key concepts for the theory and research of the performance practice is also presented, in the first part, as a background for the present investigation. The second part, reports a empirical study where the process of meaning production is undertaken for the requested piece, aiming a meaning construction which would be presented on a public performance, at the Convent of the Serra do Pilar, on the 26th of June of.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/1164
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000945.pdf1.76 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2