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 Design como estratégia de inovação no sector do calçado
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1163

title: Design como estratégia de inovação no sector do calçado
authors: Silva, Graça Maria Martinho da
advisors: Gouveia, Joaquim José Borges
keywords: Gestão estratégica
Indústria do calçado
Design industrial
Inovação tecnológica
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Neste trabalho aborda-se a temática do Design estratégico para a melhoria da competitividade das empresas do sector do calçado. Tendo presente, os fenómenos da modernidade e globalidade orientou-se a metodologia em duas fases. A primeira consistiu na revisão da literatura, no estudo de fontes teóricas e diversificadas sobre o tema Design, numa abordagem mais direccionada para as empresas, apresentando conceitos de Gestão do Design e justificando a ligação entre Design e Inovação. A segunda revelou o estado do sector do calçado ao nível nacional e internacional, apresentando bons exemplos e as oportunidades a serem exploradas. Os dados recolhidos foram obtidos por entrevistas e análise de estudos realizados por entidades representativas do sector. Todos os dados considerados tiveram em conta os aspectos teórico e pratico da pesquisa, culminando com apresentação do Átomo de Design Total, modelo orientador para a utilização do Design nas empresas. A pesquisa revelou também outras considerações importantes no desenvolvimento de proposições directivas para a integração do Design no tecido empresarial nacional. Foi então possível atingir os objectivos deste trabalho, recomendando o Design como Estratégia de Inovação no sector calçado. ABSTRACT: This Work approach the strategic Design thematic as an improvement of the competitiveness to the footwear companies sector. Having present, the phenomenon of modernity and globalization, the methodology was oriented in two phases. The first one consisted in the revision of literature, in the study of theoretical and diversified sources about the theme Design, in an approach more directed to the companies, presenting concept’s of Design Management and justifying the connection between Design and Innovation. The second revelled the state/situation of footwear sector nationally and internationally, presenting good examples and opportunities to be explored. The data were acquired through interviews and analysis of study’s made by representative footwear sector entities. All considered data had in account the practical and theoretical aspect’s of the research, culminating with the presentation of the total Design Atom, a guiding model to the utilization of Design in the companies. The research also disclosed others major considerations in the development of direct proposal to the integration of Design. Was then possible to reach the purpose of this work, recommending Design has an innovation strategy to the footwear sector.
description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/1163
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UA - Dissertações de mestrado

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