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dc.contributor.advisorMoreira, António Carrizopt
dc.contributor.advisorDaniel, Ana Isabel Diaspt
dc.contributor.authorFernandes, Vera Mónica de Almeidapt
dc.date.accessioned2013-12-16T12:25:44Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:43Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11620-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractO empreendedorismo social emerge nas sociedades contemporâneas como uma resposta a necessidades sociais e ambientais complexas, contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável da sociedade. A revisão do estado-da-arte revela-se essencial para compreender os conceitos básicos e propor definições-tipo para empreendedorismo social, empreendedor social e empresa social, adaptados à realidade portuguesa, nomeadamente do Terceiro Sector, onde por tradição se encaixam estas iniciativas de cariz social. A crescente atenção nos últimos anos dada ao empreendedorismo social, do ponto de vista académico, deu origem a abordagens diferentes no contexto dos Estados Unidos da América e Europa Ocidental. É importante aferir da sua aplicabilidade no contexto português e identificar as diferenças e convergências de tais abordagens, de modo a conciliar o melhor de cada uma numa abordagem qualitativa ao referido contexto. Com este trabalho pretende-se, globalmente, contribuir para o estudo do empreendedorismo social em Portugal, por meio de um estudo qualitativo de quatro iniciativas, identificando fatores sócio-culturais e económicos atuais que promovem a necessidade quer de inovação, quer de empreendedorismo social nas sociedades modernas, bem como aprofundar as temáticas da missão, impacto, processos e sustentabilidade nestas iniciativas de empreendedorismo social. Ao se analisar a adequação de abordagens teóricas ao tema, visa-se contribuir para fomentar a consciencialização deste fenómeno, bem como para que os empreendedores sociais se inteirem da necessidade de uma ligação harmoniosa entre missão, impacto, processos e sustentabilidade no desenvolvimento da sua atividade em Portugal.pt
dc.description.abstractSocial entrepreneurship is emerging in present-day societies as an innovative approach for dealing with complex social and environmental needs, contributing thus to a sustainable development of society. The revision of the state-of-the-art reveals as essential to understand the basic concepts and propose for an ideal-type definition for social entrepreneurship, social entrepreneur and social enterprise adapted to the Portuguese reality, namely the Third Sector, where, by tradition, most initiatives of the kind fit in. The growing attention in the last years paid to social entrepreneurship, from an academic point of view, gave rise to dissimilar approaches in the contexts of the United States of America and Western Europe. It is important to learn about the adequacy of such approaches to the Portuguese reality and identify the differences and convergences of such approaches, so as to retrieve the best of each for a qualitative analysis of the referred reality. With this work, it is globally intended to contribute to the Portuguese social entrepreneurship body of research and debates, by means of a qualitative analysis of four initiatives, understanding contemporary socio-cultural and economic factors that foster the need for both social innovation and entrepreneurship in modern societies, as well as to deepen the themes of mission, impact, processes and sustainability within social entrepreneurship initiatives. By exploring the adequacy of the theoretical approaches to the theme, it is also envisioned to foster social entrepreneurship awareness, as well to contribute for social entrepreneurs to understand the relevance of a smooth relationship among mission, impact, processes and sustainability within social entrepreneurship initiatives in Portugal.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestãopt
dc.subjectEmpreendedorismopt
dc.subjectSolidariedade socialpt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.titleQualitative analysis of social entrepreneurship initiativespt
dc.title.alternativeAnálise qualitativa de iniciativas de empreendedorismo socialpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201596970-
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DEGEIT - Dissertações de mestrado

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