DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1138

title: O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
authors: Aguiar, Maria Cristina Pais
advisors: Salgado, António Gabriel de Castro Correia
keywords: Música vocal
Canto
História da música
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho tem como principal objectivo caracterizar o Ensino de Canto em Portugal a partir de meados do Século XX. Distinguem-se três capítulos: o Enquadramento Teórico, a Investigação Empírica e a Conclusão. Na primeira secção, efectua-se uma breve sinopse dos principais momentos da História do Canto, realizando também uma análise à situação vivida em Portugal, mais concretamente no que se refere ao Ensino Artístico; na Investigação Empírica, e após a realização de inquéritos a Professores de Canto, efectua-se a análise de dados com base numa metodologia qualitativa; por fim, a Conclusão sistematiza o que de mais relevante se conseguiu apurar ao longo da investigação, apresentando respostas aos objectivos inicialmente formulados. Esta dissertação é um contributo para apreender a evolução das diferentes metodologias de Ensino de Canto, e pretende proporcionar um espaço de reflexão acerca da situação do Ensino Artístico em Portugal. ABSTRACT: The main purpose of the present work is to characterize Singing Tuition in Portugal from middle of Twentieth Century. Three chapters are distinguished: the Theoretical Framing, the Empirical Inquiry and the Conclusion. In the first chapter a synopsis of the main moments of the History of Singing is made. An analysis of the situation lived in Portugal, specifically in the Artistic Tuition, is also carrying through; in the second chapter, Empirical Inquiry, a qualitative analysis of data, obtained from the accomplishment of inquiries by singing teachers, is presented; finally, in the Conclusion chapter the most relevant information obtained throughout the inquiry is systemized, presenting answers to the initial goals. This work is one contribution to apprehend the evolution of the different Singing Tuition methodologies, and intends to provide a space of reflection concerning the situation of Artistic Education in Portugal.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/1138
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008001232.pdf1.85 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2