Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11332
Title: O design como estratégia para valorizar a produção artesanal do azeite
Author: Rodrigues, Mónica Alexandra Costa
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Keywords: Design
Azeite: Produção
Comercialização
Marcas
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Neste estudo apresenta-se uma reflexão sobre a importância do papel do Design numa empresa e a influência da marca no comportamento do consumidor. O projeto centra-se na valorização de um produto artesanal de excelência – o azeite - através das várias vertentes do Design. Pretende-se assim, rentabilizar através do desenvolvimento de uma marca, uma pequena produção de azeite. O azeite é hoje considerado a gordura mais saudável para consumo humano e, por isso, pode e deve ser utilizado na confecção de alimentos. Também para a cosmética, o azeite apresenta excelentes componentes vitamínicos e antioxidantes que hidratam, protegem e suavizam a pele. Assim, tem-se como objectivo deste estudo valorizar o azeite enquanto produto artesanal, apresentando o seu potencial e promovendo-o na sua singularidade. Esta proposta resulta na elaboração de uma marca que transcende a mera identificação do produtor e distinção da concorrência, enfatizando a personalidade, valores, qualidades, ideais e sensações que o produto incorpora. A estratégia baseia-se na venda do azeite a um público mais restrito, que dê preferência a produtos associados ao “saber tradicional” e ao “comércio justo”. A vida e obra do Rei D. Dinis, por se relacionarem com o azeite em questão, servem de argumento para a construção da marca.
This study presents a insight on the role of design and and the power of branding weigh related to a business and consumer behavior. The project focuses on adding virtues to a pre existing homemade product – olive oil, in this case - through design practice. The purpose is to benefit a small manufactured olive oil production through branding. Olive oil is considered the healthiest fat for human consuption, due to that fact it is highly recommended on cooking. It can be also used as a ingredient for cosmetics, because of it's excellent vitaminics and antioxidants elements, which moisturize, protect and give to the skin a smoother look. the aim of this project is to enrich the value of olive oil as a handmade product, presenting it's potential and promoting it's singularities. This proposal results on a branding that transcends the simple identification of the product and market distinction, enfasizing it's personality, values, qualities, ideals and sensations. the market target of the product consists on a restrict consumer, who values products associated to "traditional know how" and fair trade markets. King D. Dinis life and work are the argument to built up the brand.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/11332
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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