Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1118
Title: Liderança e gestão das escolas em Portugal: o quotidiano do presidente do conselho executivo
Author: Castanheira, Patrícia Susana Pinho
Advisor: Costa, Jorge Adelino
Keywords: Ciências da educação
Administração escolar
Administradores do ensino
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende apresentar uma investigação qualitativa que procurou conhecer o quotidiano de presidentes do conselho executivo de escolas secundárias públicas portuguesas. Esta investigação desenvolveu-se utilizando a metodologia de observação participante e de “shadowing” dos presidentes do conselho executivo que aceitaram participar no estudo. Para tal, acompanhámos 3 presidentes do conselho executivo de escolas secundárias públicas portuguesas durante algumas semanas de um ano lectivo, registando todos os elementos que compuseram o seu quotidiano e realizando entrevistas, quer com os presidentes, quer com outros elementos da equipa do conselho executivo. Os dados recolhidos foram analisados utilizando diversos enquadramentos teóricos de liderança e permitiram-nos caracterizar não só o quotidiano típico destes profissionais, mas também qual o seu papel na gestão e liderança da escola secundária pública em Portugal.
This work intends to present a qualitative research that aimed at knowing the daily routine of presidents of the executive council of Portuguese public secondary schools. This research used participant observation and “shadowing” of the presidents of the executive council that agreed to be a part of this study. In order to develop the research, we accompanied 3 presidents of the executive council of Portuguese public secondary schools throughout some weeks of a school year, taking field notes of every single element that composed their daily routine and conducting interviews both with them and with other members of the executive council team. The data gathered were analyzed using several leadership theoretical frameworks and allowed us to characterize not only the typical daily routine of these professionals, but also what their role in the management and leadership of the Portuguese public secondary school.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1118
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000843.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.