Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1111
Título: Diferenças psico-cognitivas e comportamentais nas aprendizagens : 1º ciclo ensino básico
Autor: Ribeiro, Rosa Pereira
Orientador: Fernandes, Evaristo Vicente
Palavras-chave: Educação especial
Processo de aprendizagem
Métodos psicopedagógicos
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Foi objectivo do presente trabalho diagnosticar, como objectivo cental, os casos de défices na aprendizagem dos alunos, através da interacção/mediatização na sala de aula e da aplicação das técnicas- Brain- Gym, Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Gentle Teaching, Psicodrama com crianças, entre outras, motivando os alunos do 1º Ciclo a utilizar todo o cérebro, movimentando-se com prazer. Para tal, utilizei como método empírico a análise qualitativa, tendo, na medida do possível, transferido uma tal análise para referenciais quantitativos. Após ter deduzido várias tipologias de deficiências propõe-se a aplicação de métodos e técnicas variados para as ultrapassar ou saná-las. Dos efeitos das análises e aplicação das respectivas técnicas deduziu-se que o Brain Gym tem como objectivo estimular os dois hemisférios, bem como despertar todo o sistema neurocerebral para a aprendizagem global, podendo ser aplicado às dificuldades ou deficiências mais ligeiras. A Programação Neurolinguística seria indicada, sobretudo, para os casos moderados e graves, uma vez que promove o desenvolvimento pessoal e a comunicação. Em idêntico sentido se deve entender a Sócio-Pedagogia da Interdependência “Gentle Teaching”. O Psicodrama aconselha-se, especialmente, na resolução de problemas emocionais, afectivos e psico-comportamentais. Nas deficiências sensoriais utilizaríamos métodos sensoriais específicos para a visão e audição (Treino Visual e Auditivo), que não o Braille ou a Língua Gestual por não terem sido diagnosticados, na amostra, alunos cegos nem surdos. A Inteligência Emocional apresenta-se como um método extremamente positivo para todos os alunos, sendo considerada o motor da aprendizagem.
The aim of this work was to diagnose, as a main goal, the cases of deficits in the learning of students, through interaction in the classroom and application of Brain Gym techniques, Neurolinguistic Programming, Emotional Intelligence, Gentle Teaching, Psychodrama with children, among others, motivating the 1st Cycle students to use the whole brain, and moving with pleasure. To this end, I used, as empirical method the qualitative analysis, and, as far as possible moved such quantitative analysis for references. After having inferred several types of disabilities, it is proposed the application of different methodes and techniques, to overcome or restore them. From the effects of the analysis and the application of their techniques, it is inferred that, the Brain Gym aims to encorage the two hemispheres, as well as arousing the entire neurocerebral system for global learning, and can be applied to more minor problems or deficiences. The Neurolonguistic Programming would be appropriate, especially for moderate or severe cases, since it promotes personal developement and communication. In the same sense, we must understand the Socio- Pedagogical Interdependence of Gentle Teaching. The Psychodrama is advisable, especially in solving emotional, affective and psycho- behavioral problems. In the sensorial disabilities, we would employ specific sensory methods for vision and hearing (visual and auditory training), other than Braille or Sign Language, because there haven’t been diagnosed, in the simple, blind or deaf students. The Emotional Intelligence is a very positive approach to all students, and is considered the engine of learning.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1111
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009001208.pdf2.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.