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 Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais : estudo para a promoção do sucesso académico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1107

title: Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais : estudo para a promoção do sucesso académico
authors: Jardim, Jacinto
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
keywords: Ciências da educação
Alunos do superior
Sucesso escolar
Desenvolvimento de competências
Competências fundamentais
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta investigação teve como objectivo principal construir, aplicar e avaliar um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à promoção do sucesso académico. Uma vez que na revisão da literatura constatamos a inexistência de qualquer intervenção do género, conhecida no meio científico, optámos por identificar essas competências, construir um instrumento de avaliação que nos permitisse estudar o nível de desenvolvimento das mesmas e desenhar um programa segundo um modelo integrativo e eclético, adaptado à população portuguesa. Para isso, percorremos três etapas, que se concretizam em três estudos sucessivos. Iniciamos por realizar um estudo preliminar exploratório, de tipo qualitativo, para identificarmos as competências de que os alunos necessitam para serem bem sucedidos no processo de transição e de adaptação. As entrevistas semidirectivas e o focus group realizados com professores e alunos permitiram-nos reconhecer as competências transversais de âmbito pessoal, social e profissional. Num segundo estudo, e com base nos resultados recolhidos, foi por nós construído o Questionário de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (QCIIP), com o objectivo de avaliar as competências necessárias para obter sucesso no ensino superior. Verificada a adequabilidade deste instrumento (com o pré-teste e o método da reflexão falada), aplicámos o QCIIP a uma amostra de estudantes, representativa das instituições do ensino superior (N=2030). Do estudo psicométrico do instrumento e da análise estatística dos dados recolhidos, pudemos inferir que o QCIIP revelou validade e fidelidade significativas, sendo adequado para os objectivos delimitados. Identificámos seis dimensões pertinentes e fundamentais para a intervenção promotora do sucesso académico, que se consubstanciam nas seguintes competências: cooperação, auto-realização, auto-estima, suporte social, assertividade e empatia. Num terceiro estudo, de tipo quasi-experimental, construímos, aplicámos e avaliámos o Programa de Desenvolvimento de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (PDCIIP), elaborado com base nas seis dimensões anteriormente apontadas. Para isso, contámos com uma amostra de estudantes do ensino superior, que se distribuíram por dois grupos experimentais (N=72) e por dois grupos de controlo (N=68), perfazendo um total de 140 estudantes de ambos os sexos. Como instrumento de avaliação de pré-teste e de pós-teste, utilizámos o QCIIP, já na sua versão validada. Com base num racional teórico integrativo e eclético, a intervenção em grupo fundamentou-se nas abordagens humanista, cognitivista e cognitivocomportamental. Ao longo de oito sessões presenciais, recorreu-se a uma metodologia activa, fazendo uso de técnicas e de estratégias específicas, tais como role-playing, dinâmicas de grupo, ensinos em grupo, auto-registos, feedback construtivo e actividades que favorecem a transferência de competências. Tendo realizado rigorosas avaliações de baseline, de pós-teste e de follow-up, pudemos confrontar os dados relativos aos seus antecedentes, aos processos e aos resultados. As análises destas informações evidenciaram que os alunos do grupo experimental, quando comparados com os do grupo de controlo, apresentaram um maior desenvolvimento nas competências trabalhadas, o que nos levou a concluir da eficácia desta proposta de intervenção. Além disso, na avaliação global do programa, os alunos referiram ter ganhos significativos em termos de sucesso académico, de desenvolvimento das aptidões pessoais, sociais e profissionais, de saúde física e mental, de bem-estar subjectivo e de capacidade para lidar com situações geradoras de stresse. Deste modo, atestámos a pertinência de ser incentivado, no ensino superior, a intervenção deste tipo de programas, como meio de promoção do sucesso académico.

The main goal of this research was to draw, to carry out, and to evaluate a program of development of the life and social skills in order to promote the academic success. Since our study of the existing literature had exposed a void of interventions of such kind in the scientific world, we decided to identify those skills, to elaborate a survey able to determine their development level, and to draw a program according to an integrative and eclectic model, adequate to the Portuguese studying population. Therefore, we took three steps, which correspond to three consecutive studies. We started by carrying out a preliminary qualitative exploratory study in order to identify the skills needed by the students to succeed in their transition process to higher education. The semi-directive interviews and the group focus acted with teachers and students enabled us to prove the importance of the transversal skills, being these life, social, or professional. In the second study, based on the collected data, we created an Intrapersonal, Interpersonal, and Professional Skills Questionnaire (IIPSQ), with the purpose of evaluating the skills needed to be successful in higher studies. After verifying the suitability of this tool, through the methods of pre-examination and oral meditation, we applied the IIPSQ to a representative sample of the national population, consisting of higher education students (N=2030). From the psychometric study of the questionnaire and from the statistical analysis of the collected data we were able to deduce that the IIPSQ has significant value and fidelity, being thus appropriate to the previously set goals. Therefore, we identified six relevant dimensions fundamental to promote the academic success, which correspond to the following skills: cooperation, self-fulfillment, self-esteem, social support, assertiveness, and empathy. In the third study, almost experimental, we drew, set up, and evaluated the Intrapersonal, Interpersonal, and Professional Skills Development Program (IIPSDP), based on the above-mentioned dimensions. To do that, we used a sample of 140 higher education students of both sexes, divided into two experimental groups (N=72) and two control groups (N=68). We tried the IIPSQ, in its approved version, as pre-examination and post-examination. The group intervention, in view of an integrative and eclectic rational theorizing, was based upon the humanist, cognitive, and cognitive-behavioural approaches. Throughout eight sessions of compulsory attendance, we made use of an active methodology with its specific techniques and strategies, such as role-playing, group dynamics, workshops, diaries, positive feed-back, and other techniques favouring induction. After accomplishing strict baseline, pre-examination, and post-examination evaluations, we were able to put side by side the data from its preliminaries, processes, and results. The analysis of this info revealed that the students from the experimental groups, when compared with those from the control groups, had shown a greater development in the wrought skills, fact that led us to conclude about the effectiveness of this proposed intervention. In addition, we verified significant improvements in the academic success, in the development of life, social, and professional abilities, in the physical and mental health, in the personal well-being, and in the ability to deal with stressful situations. In conclusion, we proved the pertinence in the implementation of programs of such kind in higher education, so as to promote the academic success.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1107
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