Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Adelinopor
dc.contributor.authorSilva, José Alexandre da Rocha Venturapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:32:00Z-
dc.date.available2011-04-19T13:32:00Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1102-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação qualitativa que procurou avaliar os impactes decorrentes da aplicação pela Inspecção-Geral da Educação do Programa de Avaliação Integrada das Escolas (PAIE) em estabelecimentos de ensino de Portugal entre os anos de 2000 e 2002. Essa investigação consubstanciou-se, fundamentalmente, na auscultação das opiniões de um conjunto de informantes privilegiados em nove estabelecimentos de ensino intervencionados no âmbito do referido programa inspectivo e na audição de um conjunto de inspectores que operacionalizaram o PAIE nesses mesmos estabelecimentos. A hipótese basilar deste trabalho, no quadro de uma aventura especulativa, procura identificar evidências dos efeitos do PAIE nos estabelecimentos de ensino que a ele foram sujeitos ao nível do desenvolvimento organizacional e da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, avançam-se algumas explicações que possam justificar os resultados obtidos com a aplicação do PAIE.por
dc.description.abstractThe current piece of work pretends to present a quantitative investigation that aimed to evaluate de impacts derived from the application of the Integrated Evaluation of Schools Program (PAIE) by the General Inspectorate of Education in schools in Portugal, during the years 2000 and 2002. That investigation was based, mainly, in the auscultation of the opinions of a group of privileged informants in nine teaching establishments intervened in the scope of the inspective program mentioned above and on the hearing of a set of inspectors that carried out the PAIE in those schools. The basilar hypothesis of this work, in the frame of a “speculative adventure”, seeks to identify evidences of the effects of the PAIE in schools that were subjected to it, at a level of organizational development and improvement of the quality of the teaching-learning process. At last, some explanations that might justify the results obtained with the application of the PAIE were put forward.en
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000201751por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInspecção das escolaspor
dc.subjectGestão organizacionalpor
dc.subjectAvaliação de professorespor
dc.subjectAvaliação da educaçãopor
dc.titleAvaliação e inspecção das escolas : estudo de impacte do programa da avaliação integradapor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101147716-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001417.pdf7.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.