Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11008
Title: Websites de Redes Sociais na Democratização do Marketing Relacional
Other Titles: Social network websites in the democratization of relational marketing
Author: Carneiro, Catarina Lima
Simões, Dora
Filipe, Sandra
Keywords: Marketing Relacional
Gestão do Relacionamento com o Cliente
Websites de Redes Sociais
Relationship Marketing
Customer Relationship Management
Social Networks
Issue Date: 2013
Publisher: AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação)
Abstract: Atualmente, criar e manter relações duradouras constitui uma das principais preocupações das empresas. Neste domínio, os websites de redes sociais apresentam-se como recursos com um enorme potencial, assumindo um papel crescente e preponderante nas relações entre as empresas e os clientes. O presente trabalho reporta o uso de websites de redes sociais no suporte ao marketing relacional, com o objetivo de potenciar uma gestão do relacionamento com os clientes mais efetiva e eficaz. O estudo realizado consistiu na aplicação de inquérito por questionário a 184 empresas, de diferentes áreas de atividade, do distrito de Aveiro. O foco centrou-se nas seguintes questões chave: (1) grau de utilização dos meios de comunicação online, (2) tipo de gestão dos websites de redes sociais, e (3) contributos percecionados na gestão do relacionamento com os clientes. Os resultados indicam que as empresas estão conscientes desta nova realidade como veículo de divulgação ou comunicação, mas não têm uma visão inicial deste tipo de websites enquanto ferramenta para gerir e potenciar o relacionamento com o cliente.
Nowadays, creating and maintaining long-term relationships with clients is one of companies’ main concerns. In this domain, the social networks’ websites are potential channels and assume a growing and prevailing part in relationships between companies and customers. This research work assesses the level of the use of social networks websites on customers’ relationship management. Within this scope, an empirical study based on quiz enquiry has been made to 184 companies in Aveiro’s district. The focus centered on the following key questions: (1) level of use of the online communication tools, (2) type of management of the social networks’ websites, and (3) perception of the contributions given to the relationship with customers. Results show that companies are aware of this new reality of social networks as a way of spreading and communicating, but, on the other hand, they do not see it as a tool to manage and boost client’s relationship.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/11008
ISBN: 978-989-96247-9-5
Publisher Version: http://www.aisti.eu/cisti2013
Appears in Collections:ISCA-UA - Comunicações
GOVCOPP - Comunicações

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