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 Os ambientes artísticos interativos na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/10970

title: Os ambientes artísticos interativos na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
authors: Santos, Kátia Couto de Sá Sabino dos
advisors: Almeida, Ana Margarida Pisco
Moreira, António
keywords: Ensino multimédia
Pessoas com necessidades especiais
Educação especial
Psicologia da aprendizagem
Inclusão social
Participação dos alunos
Sistemas interactivos
issue date: 2013
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com o objetivo de sublinhar a habilidade e o direito à criação do indivíduo com necessidades especiais este projeto deriva da beleza do território da arte e dos paradigmas de interação e imersão, hoje potencializados pelo feedback multimodal e multissensorial dos ambientes multimédia responsivos. Enfatizando o atual contexto da escola inclusiva, este estudo teve lugar num estabelecimento de ensino, em Portugal, envolvendo um grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais — NEE — de Currículo Específico Individual — CEI. Num contexto real, intentámos avaliar que tipo de impacto poderão ter os ambientes artísticos interativos nestes alunos, enquanto meio de autoexpressão e de inclusão. O estudo realizado assumiu um carácter exploratório. Special INPUT foi o conceito proposto por diferentes ambientes e abordagens de interação, implementados em sessões individuais com os participantes, que permitiu observar e promover, sob um contexto artístico, as habilidades intelectual, emocional, de personalidade, interpessoal, intrapessoal, psicomotora e, artística. Conceptualizámos, prototipámos e implementámos oito ambientes interativos, artísticos e lúdicos, que enfatizaram de formas diversas a experiência imersiva mediada pela técnica. Daí emergiram três grupos de ambientes – Special SOUND, Special MOVEMENT e Special ME – que intentaram promover nestes alunos a descoberta de si mesmos através do input de som, movimento e/ou vídeo processados em tempo real. O feedback visual e/ou sonoro visou o “engajamento lúdico” e a “ressonância estética” enquanto meios de descoberta e desenvolvimento da habilidade e valor pessoais. Numa perspetiva de diferenciação e individualização curricular, reconhecemos as vantagens dos ambientes artísticos interativos na inclusão de alunos com NEE, tendo-se observado um impacto positivo derivado da autoria e do controlo propiciados aos participantes nestes contextos. Hoje, a possibilidade de recorrer ao multimédia e a toda uma panóplia de interfaces não invasivas, explorando a poética de som e imagem interativos, em contexto artístico, inspira abordagens originais, centradas na pessoa, atentando às potencialidades e plasticidades das vigentes ferramentas de autor para a programação de interação, promovendo a dignificação da diferença, a autoexpressão e sensibilidade individuais, e os processos de autoobservação, autodescoberta e autoconsciência da capacidade expressiva que promovem a ideia positiva do “self” e o desenvolvimento de diferentes aptidões pessoais.

With the aim of highlighting the ability and the right to create of the special needs individual, the intent of this project derives from the beauty of the field of arts and from interaction and immersion paradigms, which are today potentiated by multisensory and multimodal feedback of responsive multimedia environments. Emphasizing todayʼs Portuguese inclusive school framework, this study was carried out in a public education establishment, with twelve special needs students from individualized special curricula. The study adopted an exploratory nature. Special INPUT was the concept proposed for different types of environments and interaction approaches that were implemented in individual sessions with the participants, which allowed to observe and promote, in an artistic context, their intellectual, emotional, personal, interpersonal, intrapersonal, psychomotor and artistic skills. We conceptualized, prototyped and implemented eight interactive environments, artistic and playful, which emphasised in various ways the participantsʼ immersion mediated by technology. Three types of environments emerged from here – Special SOUND, Special MOVEMENT and Special ME – which tried to promote among the participating students different contexts for observation and exploitation of themselves through sound input, movement or video processed in real time. The visual and/or audio feedback aimed the "ludic engagement" and "aesthetic resonance" as a means of discovery and development of ability and personal valuing. From a perspective of curricular differentiation and individualisation, we recognize the advantage of interactive artistic environments on special needs studentsʼ inclusion, and we observed a positive impact derived from the authoring and control provided to the participants in these contexts. Today, the possibility to resort to multimedia and to a whole array of noninvasive interfaces, exploring the poetry of interactive sound and image, in artistic contexts, inspires original approaches, person-centered, paying attention to the potential and plasticity of existing authoring tools for programming interaction, promoting the dignification of difference, selfexpression and individual sensitivity, and the processes of self-observation, self-discovery and self-awareness of the expressive capability that promote the idea of the positive "self" and the development of different personal aptitudes.
description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10970
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DE - Teses de doutoramento

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