Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1092
Title: | Educação para a cidadania no 1º CEB num agrupamento de escolas |
Author: | Jardim, Maria Cândida Pereira Neves |
Advisor: | Coelho, Carlos Meireles |
Keywords: | Educação para a cidadania Educação das crianças Desenvolvimento das crianças |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Na nossa sociedade e nas nossas escolas estão a intensificar-se a anomia e a normatividade, desigualdades, intolerâncias e fenómenos de violência. A educação para a cidadania aparece nas escolas como uma necessidade para ir além das meras aprendizagens de conteúdos e competências relacionadas com aprender a conhecer e aprender a fazer. Todos sentimos a necessidade de uma educação e formação pessoal e social para todos numa escola em que cada um possa aprender a viver com os outros, aprender a viver com o ambiente, aprender a viver consigo próprio e aprender a ser ou a ir-se tornando ao longo de toda a sua vida. A satisfação destas necessidades básicas de aprendizagem e a preparação para a vida (activa) não têm sido suficientemente desenvolvidas nas nossas escolas, sendo aceite que deverão ser transdisciplinares e transversais. Como se concretiza a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico? É a esta pergunta genérica que pretendemos responder no contexto decorrente da introdução do Decreto-Lei n.º 6/2001, a partir da análise de Projectos Curriculares de Turma e de Registos Diários das Actividades da Turma de um Agrupamento de Escolas. ABSTRACT: In our society and schools there is an intense growth of injustice, rules, desequility, intolerance and violent phenomenons. Citizenship education emerges in schooling as a necessity apart from learning matter and the knowhow skills. We all feel the need of a personal and social education for all in school in which each and everyone can learn to live with others, learn to live with the environment, learn to live with themselves and learn to be or become thought out their life. The satisfying basic learning needs and the preparation for (an active) life have not been developed in our schools, in transdisciplinary and transversal. What citizenship do we want in primary education? It is the answer to this question that we intend to answer in the analysis of School and Class Projects in Portugal |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1092 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010001757.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.