DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Educação para a cidadania no 1º CEB num agrupamento de escolas
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1092

title: Educação para a cidadania no 1º CEB num agrupamento de escolas
authors: Jardim, Maria Cândida Pereira Neves
advisors: Coelho, Carlos Meireles
keywords: Educação para a cidadania
Educação das crianças
Desenvolvimento das crianças
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Na nossa sociedade e nas nossas escolas estão a intensificar-se a anomia e a normatividade, desigualdades, intolerâncias e fenómenos de violência. A educação para a cidadania aparece nas escolas como uma necessidade para ir além das meras aprendizagens de conteúdos e competências relacionadas com aprender a conhecer e aprender a fazer. Todos sentimos a necessidade de uma educação e formação pessoal e social para todos numa escola em que cada um possa aprender a viver com os outros, aprender a viver com o ambiente, aprender a viver consigo próprio e aprender a ser ou a ir-se tornando ao longo de toda a sua vida. A satisfação destas necessidades básicas de aprendizagem e a preparação para a vida (activa) não têm sido suficientemente desenvolvidas nas nossas escolas, sendo aceite que deverão ser transdisciplinares e transversais. Como se concretiza a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico? É a esta pergunta genérica que pretendemos responder no contexto decorrente da introdução do Decreto-Lei n.º 6/2001, a partir da análise de Projectos Curriculares de Turma e de Registos Diários das Actividades da Turma de um Agrupamento de Escolas. ABSTRACT: In our society and schools there is an intense growth of injustice, rules, desequility, intolerance and violent phenomenons. Citizenship education emerges in schooling as a necessity apart from learning matter and the knowhow skills. We all feel the need of a personal and social education for all in school in which each and everyone can learn to live with others, learn to live with the environment, learn to live with themselves and learn to be or become thought out their life. The satisfying basic learning needs and the preparation for (an active) life have not been developed in our schools, in transdisciplinary and transversal. What citizenship do we want in primary education? It is the answer to this question that we intend to answer in the analysis of School and Class Projects in Portugal
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/1092
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010001757.pdf1.68 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2