Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTalaia, Mário de Almeida Rodriguespor
dc.contributor.advisorMarques, Luís Manuel Ferreirapor
dc.contributor.authorTeixeira, Margarida Rosa dospor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:31:27Z-
dc.date.available2011-04-19T13:31:27Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1083-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpor
dc.description.abstractA Dissertação que se apresenta resulta da necessidade de concretizar uma nova perspectiva de escola e de ensino das ciências, num novo conceito de ensino por pesquisa, baseado numa actividade experimental que procura fazer a analogia do circuito eléctrico com o circuito da água, tendo em conta o interesse crescente na utilização de analogias na área da Educação em Ciências, numa tentativa de colmatar as dificuldades sentidas pelos profissionais da educação na leccionação de conceitos tão abstractos como os da electricidade. Numa primeira fase pretendeu-se construir material didáctico para ser implementado no ensino da Física do Ensino Básico, nomeadamente no estudo do circuito eléctrico, recorrendo ao estudo do circuito da água e da relação entre as suas grandezas, que possibilita o aluno visualizar fenómenos análogos aos do circuito eléctrico. Numa segunda fase e após a confirmação dos resultados obtidos da analogia, elaborou-se um guião para professores, com o fim de contribuir para a formação dos docentes com mais uma ferramenta pedagógica alternativa numa perspectiva de ensino por pesquisa. Foi realizada uma Oficina Pedagógica com professores e os resultados obtidos são muito interessantes. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para melhorar práticas lectivas.por
dc.description.abstractThe thesis that is presented on the need to achieve a new perspective on school and teaching of science, a new concept of education for research, based on experimental work which seeks to make the analogy of electrical circuit with the circuit water in an attempt to address the difficulties faced by education in the teaching of abstract concepts such as electricity. Initially we intended to build material to be implemented in physics teaching of basic education, particularly in the study of the electrical circuit, by studying the water circuit and the relationship between their magnitudes, which allows the student to see similar phenomena in the electrical circuit. The second phase of the confirmation of the results of the analogy has been drawn up a guide for teachers, in order to contribute to the training of more teachers with a pedagogical alternative perspective for educational research. Educational Workshop was realized to teachers and the results are very interesting. It will be hoped that this work can contribute to better teaching practices.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000235961por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectEstratégias da aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem pela acçãopor
dc.subjectAprendizagem pela resolução de problemaspor
dc.subjectCircuitos eléctricospor
dc.titleA abordagem da electricidade através do uso de analogias: caso de circuitos eléctricos simplespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001579.pdf4.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.