Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10838
Title: Diversidade linguística e educação para um futuro sustentável: que potencialidades nos primeiros anos de escolaridade?
Author: Sá, Susana Marques
Advisor: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
Keywords: Educação ambiental
Educação para a cidadania
Educação intercultural
Educação moral
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Desenvolvimento sustentável
Práticas educativas: Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Desenvolvimento das crianças
Defense Date: 8-Oct-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo pretende analisar as relações entre a educação para a sustentabilidade e a sensibilização à diversidade linguística e cultural no currículo dos primeiros anos de escolaridade através do desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógico-didática. Para tal, refletiu-se sobre as noções de educação para o desenvolvimento sustentável e de sensibilização à diversidade linguística e cultural, explicitando o modo como se podem cruzar. Com este enquadramento, e numa lógica de investigação-ação, desenvolveuse o projeto de intervenção “Do meu mundo vejo o outro e o seu mundo”, em 21 sessões, numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma colaborativa com a respetiva professora titular, numa escola do distrito de Aveiro, durante o ano letivo de 2008/2009. Recolheram-se dados através da observação direta do(a)s aluno(a)s durante as sessões e de inquéritos por questionário e por entrevista ao(à)s aluno(a)s e à professora participante. Os dados recolhidos durante as sessões foram analisados com recurso à Escala de nível de envolvimento de Leuven (Laevers, 1994) e os inquéritos por questionário e entrevista foram alvo de uma análise estatística descritiva e de uma análise de conteúdo. Identificaram-se os efeitos do projeto no(a)s aluno(a)s em termos do seu nível de envolvimento nas atividades e do desenvolvimento das suas atitudes, conhecimentos e capacidades. A partir das vozes dos participantes, analisouse ainda a apreciação que realizaram do projeto na sua globalidade. Os resultados da análise apontam no sentido de que o projeto de intervenção desenvolvido contribuiu para: ajudar a derrubar barreiras disciplinares entre as àreas do currículo; justificar a necessidade de contemplar a sensibilização à diversidade linguística e cultural em processos de educação para o desenvolvimento sustentável; desenvolver materiais didáticos diversificados construídos numa lógica interdisciplinar, reconhecidos pela professora como inovadores e importantes para aprendizagens significativas e contextualizadas; transformar atitudes do(a)s aluno(a)s face à diversidade e à sustentabilidade, na preparação para uma cidadania planetária; e desenvolver no(a)s aluno(a)s uma consciência sistémica evidenciada na capacidade de relacionamento do global e do local em temas de diferentes áreas do conhecimento. Este estudo apresenta um conjunto de argumentos para a integração do tratamento da diversidade linguística e cultural no quadro de uma educação para um futuro mais sustentável nos primeiros anos de escolaridade, pela consideração de quatro grandes preocupações educativas: educar para compreender o mundo, educar para agir no mundo; educar para conviver com os outros e educar para o nunca-mais.
This study aims at analyzing the relationship between education for sustainability and awakening to languages and cultures in the curriculum of the early years of schooling through the development of an interventional pedagogical project. In order to do so, we reflected on the notions of education for sustainable development and awareness of languages and cultures, explaining the way they can cross each other. Within this framework, and within an action-research methodology, the intervention project “From my world I can see the other and his world” was developed in 21 sessions, with a class attending the 4th year of primary school, collaboratively with the respective teacher in a school in Aveiro, during the academic year of 2008/2009. Data were collected through direct observation of students during the sessions, questionnaires and interviews to students and to the teacher. The data collected within the observation of the sessions were analyzed using the Leuven involvement scale for young children (Laevers, 1994) and categorical content analysis and descriptive statistics were applied to both questionnaires and interviews. The project effects on students concerning their involvement level in the activities and the development of their attitudes, knowledge and skills were identified. Through the voices of the participants, their appreciation concerning the project was also analyzed. The results show that the interventional project contributed to: help to break down some disciplinary barriers between curriculum areas; justify the need to address linguistic and cultural diversity awareness in education for sustainable development; develop educational materials conceived within an interdisciplinary logic, acknowledged by the teacher as innovative and important in meaningful learning; transform students’ attitudes towards diversity and sustainability, within a preparation for a global citizenship; and to develop in students a systemic awareness evidenced in the ability to interconnect global and local issues in different knowledge areas. In summary, this study outlines a set of arguments for integrating linguistic and cultural diversity issues in the early years of schooling, as part of an education for sustainability, by considering four educational concerns: educate to understand the world; educate to act in the world; educate to live in the world; educate for never-more.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação - Didática e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/10838
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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