DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1080

title: O estilo do adulto no ensino da matemática no 1º CEB
authors: Carvalho, Diva Isabel Gomes de
advisors: Portugal, Gabriela
keywords: Psicologia da educação
Ensino básico 1º ciclo
Ensino da matemática
Papel dos professores
Metodologia de ensino
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo considera que no ensino da matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Estilo do Adulto – empenho do Professor – é uma dimensão determinante na qualidade educativa, repercutindo-se nos níveis de implicação dos alunos e resultados escolares consequentes. Participam, neste estudo, oito professoras e respectivos alunos de idades compreendidas entre os seis e os dez anos, de um Agrupamento de Escolas do concelho de Oliveira de Azeméis. Junto desta amostra, aquando do ensino da matemática em sala de aula, utilizou-se uma grelha de observação do estilo de interacção adulta, através da utilização da versão adaptada do instrumento Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995), que identifica as dimensões Sensibilidade, Estimulação e Autonomia, e a Escala de Envolvimento da Criança (The Leuven Involvement Scale for Young Children – LIS-YC de Ferre Laevers, 1994). Os dados obtidos indicam que os resultados escolares não se relacionam, apenas, com os níveis de Implicação e com o Estilo do Adulto, mas com outros factores, como o contexto familiar dos alunos, características individuais e a ecologia escolar. ABSTRACT: This study considers how in the teaching of Mathematics in the first four years of primary school, the adult’s style – the teacher’s commitment - is a crucial dimension in the quality of education, impacting upon the level of involvement of students and school performance activity. Eight teachers and their students aged between six and ten years affiliated to a grouping of schools in the municipality of Oliveira de Azeméis participate in this study. In this sample, we used a grid of observation adult style of interaction through the use of the adapted version of the instrument Adult Style Observation Schedule - ASOS (Laevers, Bertram & Pascal, 1995) teaching of mathematics in the classroom. This grid identifies the dimensions Sensitivity, Stimulation and Autonomy, and the Scale of Involvement of Children (The Leuven Involvement Scale for Young Children - LIS-YC of Laevers Ferre, 1994). The data indicate that school results are not related only with the level of implication and the style of adult, but with other factors such as the family background of the students, individual characteristics and school ecology.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1080
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010001161.pdf2.99 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2