Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10650
Title: | Experiências em eventos e a influência da gestão de visitantes |
Author: | Catarino, Daniela Fernandes |
Advisor: | Breda, Zélia Maria de Jesus |
Keywords: | Gestão do turismo Destinos turísticos - Óbidos (Portugal) Gestão de eventos |
Defense Date: | 10-Jan-2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A ideia para este projeto de investigação surge de um crescente interesse por
duas temáticas que se destacam de entre as estratégias para a diferenciação
de um negócio ou destino: a Organização de Eventos e a Economia de
Experiências. Procurou-se, através da análise da literatura existente,
evidenciar que estas duas temáticas podem e devem, sempre que possível,
“andar de mãos dadas”.
Ao longo deste estudo, que se debruçou sobre o evento “Óbidos vila Natal”
pretendeu-se estudar se a Economia de Experiências está presente neste
evento, assim como identificar as técnicas de gestão de visitantes utilizadas, e
perceber, através dos dados recolhidos por questionários feitos aos visitantes,
se estas técnicas (ou a sua inexistência) têm alguma influência na qualidade
da experiência do visitante.
Os resultados apurados através de um inquérito por questionário aplicado aos
visitantes do evento, levam-nos a concluir que as experiências são parte
integrante e importante do evento, tendo a existência destas sido comprovada
pelos visitantes, que inclusive apontam alguns aspetos do evento como
elemento potenciador de experiências únicas. Também comprovámos que
alguns elementos relacionados com a gestão de visitantes no evento tiveram
para os visitantes uma clara influência na sua experiência, quer positiva, quer
negativa. The idea for this research project emerged from a growing interest in two themes that stand out amongst the strategies that help to differentiate a business or destiny: Events and Experiences. From the literature review it was evident that these areas can work together. Throughout this study, based on the event “Óbidos Christmas Town”, it was intended to verify whether the Experience Economy is present in this event, and also to identify the visitor management techniques at use and understand, through primary data collected during the event, if these techniques have any influence in the visitor’s experience quality. The results obtained through a questionnaire applied to the visitors of the event, lead us to conclude that experiences are an important and integral part of the event. The existence of these experiences was verified by the visitors, some of them even attesting that some aspects of the event contributed to a unique experience. It was also verified that some elements regarding the visitor management in the event, had for the visitors a clear influence in their experience, whether positive or negative. |
Description: | Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10650 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.