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Title: Avaliação da satisfação das puérperas nos cuidados de saúde no parto
Author: Marques, Andreia Pereira Santos
Advisor: Carvalho, Cláudia
Keywords: Gestão pública
Gestão hospitalar: Aveiro (Portugal)
Gestão da qualidade
Avaliação da qualidade
Cuidados de saúde
Satisfação do consumidor
Parto
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propôs-se avaliar a satisfação das utentes relativamente aos cuidados de saúde prestados no parto. Esta avaliação pretendeu aferir o nível de satisfação global e a sua discriminação em relação a diferentes aspetos de funcionamento da organização geral do serviço, do atendimento e dos cuidados de saúde prestados procurando-se ainda identificar em que medida algumas variáveis sociodemográficas, obstétricas e clinicas podem influenciar positiva ou negativamente essa satisfação. Foi também determinado, em relação a cada uma dessas dimensões, a satisfação com os aspetos específicos de desempenho e identificadas as áreas de intervenção prioritárias em termos de melhoria na perspetiva das utentes. Neste contexto, o estudo empírico visa traçar o perfil das clientes do Serviço de bloco de Partos/Obstetrícia I do Hospital Infante D. Pedro, verificar a sua intenção de retorno e avaliar a perceção que elas têm da qualidade dos serviços de saúde prestados no parto, tendo como objetivo avaliar a satisfação das puérperas relativamente aos cuidados prestados no parto. Efetivou-se um estudo descritivo-correlacional com recurso a um instrumento de colheita de dados adaptado da escala SERVQUAL. Concluiu-se que de um modo geral as puérperas encontram-se satisfeitas com os cuidados prestados, sendo a sua perceção supera a generalidade das expectativas. Contudo uma análise pormenorizada dos resultados permitiu identificar aspetos menos positivos e refletir sobre intervenções que visem a melhoria contínua do serviço, nomeadamente, a promoção da identificação adequada dos profissionais, a sugestão de medidas para diminuir a incidência de cesarianas, bem como, o alerta para a necessidade de reajustar os recursos humanos de acordo com as necessidades.
This study is intended to assess the satisfaction of clients with respect to health care provided during childbirth. More precisely, the research aimed to assess the level of overall satisfaction and the identification of different aspects of the organization's overall service functioning and provided health care. It is also designed to identify the extent to which certain demographic, obstetric and clinics variables can influence positively or negatively said satisfaction levels. It was also determined, for each of these dimensions, the level of satisfaction with specific aspects of performance, and the priority intervention areas, in terms of user’s perspective identified. In this context, the empirical study aims to outline the “Bloco de Partos/ Obstetrícia I” service user profile, at the Hospital Infante D. Pedro in Aveiro, to estimate the user’s intention to return, and assess the perception they have of the quality of health services provided during delivery, and also to evaluate the mother’s satisfaction regarding care. It was carried out a descriptive-correlational study using a data collection instrument adapted from SERVQUAL. It was concluded that, in general, mothers are satisfied with the provided care, and that this perception generally outperforms expectations. However, a detailed analysis of the results allowed for the identification of the less positive aspects, and reflects on a few interventions aimed at continuous service improvement, including the promotion of proper identification of the professionals, implementation of measures to reduce the incidence of cesarean sections, as well as human resources management according to service needs.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/10630
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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