Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10525
Title: | Espelho meu, espelho teu: o portfolio reflexivo no ensino das artes visuais |
Author: | Gomes, Ângela Maria Mendes Saldanha Silva |
Advisor: | Oliveira, Rosa Maria Pinho de |
Keywords: | Educação artística Desenvolvimento da criatividade: Ensino básico 3º ciclo: Ensino secundário: Aveiro (Portugal) Portfólio Auto-avaliação |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O Espelho, como reflexo da própria imagem, sempre esteve ligado ao
misticismo, revelando o que outrora estava encoberto.
Este objecto paradigmático, é o único com o poder de nos fazer contemplar a
própria face, tornando-se no Outro. Este Outro que nos torna conhecedores de
nós mesmos, não só pela imagem que reflecte mas pelo poder que tem em
transformar e fazer reflectir.
Como seres sociais, o nosso Eu é também o Outro e sem ele nunca nos
conheceremos verdadeiramente.
A Educação Artística assente em metodologias construtivistas, numa
constante dinâmica interactiva de ensino-aprendizagem, procura uma
educação global do indivíduo, tornando-o mais activo, ambicioso, reflexivo e
em constante questionamento sobre si, sobre os outros, sobre o mundo e
sobre o seu processo de ensino.
E é na área das Artes, que emerge o conceito Portfolio, como uma mostra de
melhores trabalhos. Conceito que tem evoluído nos últimos anos nas Ciências
da Educação, tornando-se uma metodologia de topo (em alguns países) de
avaliação e aprendizagem.
Ao portfolio das Artes de eras passadas, foram adicionadas novas
características ligadas à reflexão constante, construída em conjunto (alunoprofessor-
meio), formando alunos mais conscientes de si e assim do seu
futuro.
O portfolio do aluno pretende ser o seu próprio espelho, revelando o seu Eu,
construído pelo que lhe é intimo e pelo Outro.
Deste modo, este trabalho pretende ser um contributo para a construção de
um novo Portfolio Reflexivo do aluno nas disciplinas artísticas, apresentando
um pequeno estudo que pretendeu incidir sobre a palavra escrita, como
objecto perene, de meditação e de mediação, metodologia rara ainda nos dias
de hoje, nas sociedades artísticas. The Mirror – understood as a reflection of self image – has always been connected to mysticism, revealing what was once hidden. This paradigmatic object is the only one capable of making us contemplate our own face, thus becoming the Other. The Other allows us to know ourselves, not only through our reflected image, but also through its power to transform and project. As social beings, our Self also includes the Other, without which we can never truly know ourselves. Based on constructive methodologies and creating a constant and interactive dynamics between teaching and learning, Art Education seeks global education for individuals, making them more active, more ambitious and more reflective. Not only that it makes them constantly question themselves, others, the world and the teaching methods being applied to them. The concept of Portfolio first appeared in the Arts as a showcase of the finest works. This concept evolved in the field of Education in the last years, becoming (in some countries) a first rate methodology in what regards evaluation and learning. New characteristics were added to the Arts portfolio of long ago. Characteristics related to a constant reflection which student, teacher and environment build together, thus training more conscious students – both of themselves as well as of their future. The student's portfolio is intended to be his/her own mirror, revealing the student's Self, and is built by what is construed as intimate and by the Other. The work being presented is meant to contribute to the construction of a new Reflective Portfolio of the student in artistic subjects, presenting a modest study on the written word – perennial object of meditation and mediation, and still a rare methodology in artistic societies of today. |
Description: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10525 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 13.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.