Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10518
Title: Compreensão de frases relativas em crianças com implante coclear
Author: Braga, Daniela Margarida da Silva
Advisor: Teixeira, António Joaquim da Silva
Keywords: Produção da fala
Implantes cocleares
Linguagem oral
Desenvolvimento da linguagem
Sintaxe
Crianças
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo teve como principal objetivo analisar a compreensão de frases relativas em crianças com implante coclear, tendo em consideração a inserção da oração subordinada e a função sintática do pronome relativo. O grupo experimental é composto por 11 crianças com surdez profunda neurossensorial pré-lingual, com implante coclear. O grupo de controlo é constituído por 40 crianças com um desenvolvimento típico da linguagem. Todas as crianças são falantes nativas do português europeu e frequentam o primeiro ciclo de escolaridade. Para analisar a compreensão de frases relativas foi elaborado um instrumento de recolha de dados baseado em instrumentos construídos por vários investigadores que se dedicaram ao estudo deste tipo de frases. Os resultados mostram uma diferença de desempenho entre os dois grupos de crianças, com melhores resultados para as crianças com desenvolvimento típico da linguagem. As frases relativas com oração subordinada inserida ao centram revelaram-se de mais difícil compreensão do que aquelas em que a oração se encaixe à direita, para ambos os grupos. As crianças com desenvolvimento típico da linguagem apresentaram melhor desempenho na compreensão de relativas cujo pronome assume a função sintática de sujeito do que relativas nas quais assume a função sintática de objeto.
The following study has the main goal of analyzing the comprehension of restrictive relative clauses in children with cochlear implant, considering the insertion of the subordinate clause and syntactic function of the relative pronoun. The experimental group consists of 11 children with profound, pre-lingual, sensorineural hearing loss with cochlear implant, The control group consist of 40 children with typical language development. All children are native speakers of European Portuguese and attend elementary school. In order to analyze the comprehension of relative clauses, a data collection tool was designed, based on other tool built by several researchers, who have studied these sentences. The results show a difference in the performance between the two groups of children, with better outcomes for children with typical language development. The center inserted relative clauses proved more difficult to comprehend than right inserted relative clauses, for both groups. Children with typical language development performed better al comprehending relative clauses when the relative pronoun works as a subject than when it works as an object.
Description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/10518
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