Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10461
Title: | Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB |
Author: | Vasconcelos, Maria Helena Belona |
Advisor: | Araújo e Sá, M. H. |
Keywords: | Ensino de uma segunda língua Língua espanhola Cultura espanhola Multiculturalismo Manuais escolares: Análise de conteúdo |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente Relatório Final de estágio visa aferir a presença de alguns
estereótipos culturais em manuais de Espanhol Língua Estrangeira nível A2.
Após proceder a uma breve caraterização das noções fundamentais que
suportam teoricamente este estudo, nomeadamente “cultura”,
“interculturalidade”, “estereótipo” e “manuais”, sugere-se um modelo de análise
dos dados recolhidos com o intuito de verificar em que medida os manuais são
uma (outra) forma de veiculação de estereótipos. A análise organiza-se em
torno de dois grandes temas, “Espanha” e “Os Espanhóis”, e o tratamento dos
dados foi feito por uma metodologia quantitativa e qualitativa. Os manuais
analisados são Español 2, Nivel Elemental II, da Porto Editora, e Club Prisma,
Método de Español para Jóvenes Extranjeros, nivel A2, da Edinumen.
Os resultados mostram que os estereótipos estão presentes em ambos os
manuais, com a diferença de que no manual da Porto Editora há mais
tendência para a generalização, enquanto no da Edinumen os estereótipos
surgem quase sempre contextualizados.
Como conclusão do estudo, sugere-se que é necessário encarar os manuais
de uma outra perspetiva, por forma a potencializar os seus conteúdos
culturais. This final report intends to look for cultural stereotypes in Spanish as Foreign Language text books, level A2. After building a brief characterization of some of the fundamental key notions of the theoretical framework, such as “culture”, “interculturality”, “stereotype” and “textbooks”, a data analysis model is suggested in order to confirm if textbooks are (another) way to convey stereotypes. The study is organized around two main themes “Spain” and “Spanish people”. Data were treated and analyzed through quantitative and qualitative methods. The studied textbooks are Español 2, Nivel Elemental II, from the editor Porto Editora, and Club Prisma, Método de Español para Jóvenes Extranjeros, nivel A2, form the editor Edinumen. The results show that stereotypes are present in both textbooks, although in Porto Editora’s textbook there is a tendency to generalization, while as in Edinumen’s textbook the stereotypes are most of the times contextualized. The conclusion suggest that textbooks should be faced from another perspective in order to empower their cultural contents. |
Description: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo de Ensino Básico e Secundário e de Espanhol no Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10461 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.