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http://hdl.handle.net/10773/10431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rebelo, José Eduardo da Silva Campos | pt |
dc.contributor.advisor | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos | pt |
dc.contributor.author | Almeida, Carina Rafaela Lopes Ribau de | pt |
dc.date.accessioned | 2013-05-15T14:40:04Z | - |
dc.date.available | 2013-05-15T14:40:04Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/10431 | - |
dc.description | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial | pt |
dc.description.abstract | O nascimento de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é um acontecimento inesperado na vida de uma família e de todos os seus elementos. Se no passado a atenção se centrava sobretudo na criança e na perturbação de que era portadora, na atualidade, a família, em especial os pais, são encarados como os principais intervenientes e promotores do processo de desenvolvimento da criança. O estágio realizado na Associação Diferentes e Especiais (ADE), localizada em Vagos, permitiu-nos efetuar uma investigação com o objetivo de construir conhecimento relevante sobre a importância dos grupos de apoio na vida das famílias com crianças com NEE, mais concretamente, as suas tipologias e dinâmicas, motivações que conduzem a estes grupos e benefícios decorrentes da participação nos mesmos. Apostando-se numa metodologia qualitativa (estudo de caso), observou-se uma sessão do grupo de apoio (observação não participante), foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas a mães de crianças com NEE. Os dados obtidos permitiram aprofundar a reflexão sobre o impacto e eficácia que os grupos de apoio têm na vida destas famílias. Com o presente relatório pretende-se dar a conhecer todo o percurso investigativo realizado no decorrer do estágio, no qual se objetivou ouvir a “Voz” destas famílias, reconhecendo-lhes as suas perceções, necessidades, sentimentos, lutas e vitórias. | pt |
dc.description.abstract | The birth of a child with special needs is an unexpected event in the life of a family and all its members. While in the past all attention was centered mainly on the child and his /her disabilities, nowadays the family, especially the parents, are considered the main interveners and promoters of the child’s development process. The present internship, done at the Different and Special Association (Associação Diferentes e Especiais - ADE), situated in Vagos, allowed us to develop a case study whose main purpose was to acquire pertinent knowledge on the importance of support groups in the life of the families with children with special needs, to analize its typologies and dynamics, the motivations that lead the parents to these groups and the benefits taken from their participation. The case study, based on a qualitative methodology, included the observation of a support group session (non-participant observation), the application of questionnaires and the implementation of semi-structured interviews to the mothers of children with special needs. The obtained data enabled us to acknowledge and reflect upon the impact and effectiveness that the support groups have in the lives of these families. This report’s main purpose is to divulge all the research that was done during the internship. Most importantly, our goal has been to hear the “voice” of these families, identifying their perceptions, their needs, struggles and achievements. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Serviços sociais | pt |
dc.subject | Terapia familiar | pt |
dc.subject | Crianças deficientes | pt |
dc.subject | Pessoas com necessidades especiais | pt |
dc.subject | Papel dos pais | pt |
dc.subject | Relações pais-filhos | pt |
dc.title | Resistir ao inesperado: grupos de apoio: pais de crianças com NEE | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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