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Título: NEE permanentes por patologia mitocondrial: intervenção educativa
Autor: Cardoso, Ilda Teresa de Jesus Rebelo Galvão
Orientador: Santos, Paula
Palavras-chave: Educação especial
Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo
Necessidades educativas
Integração escolar
Deficientes físicos
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho propõe-se divulgar uma proposta de intervenção pedagógica em NEEP por patologia mitocondrial, centrando-se na elaboração e operacionalização de um currículo específico individual de 5º ano de escolaridade. Tendo como base a abordagem biopsicossocial e o quadro conceptual da CIF-CJ, procura-se determinar a forma como as ações pedagógicas em educação especial permitem uma diferenciação curricular: impulsionadora da inclusão; potencializadora do funcionamento biopsicossocial, promotora da participação e da qualidade de vida do aluno com NEEP.
Focusing on the development and implementation of a specific individual curriculum for 5th grade, this paper proposes an educational intervention in special educational needs (SEN) regarding mitochondrial disease. Having as reference the biopsychosocial approach and the ICF-CY framework, it seeks to determine how educational actions in special education allow curriculum differentiation for inclusion, enhancing biopsychosocial functioning, enabling participation, and promoting quality of life of students with SEN.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/10430
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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