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http://hdl.handle.net/10773/10430
Título: | NEE permanentes por patologia mitocondrial: intervenção educativa |
Autor: | Cardoso, Ilda Teresa de Jesus Rebelo Galvão |
Orientador: | Santos, Paula |
Palavras-chave: | Educação especial Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo Necessidades educativas Integração escolar Deficientes físicos |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se divulgar uma proposta de intervenção
pedagógica em NEEP por patologia mitocondrial, centrando-se na
elaboração e operacionalização de um currículo específico individual de
5º ano de escolaridade. Tendo como base a abordagem biopsicossocial
e o quadro conceptual da CIF-CJ, procura-se determinar a forma como
as ações pedagógicas em educação especial permitem uma
diferenciação curricular: impulsionadora da inclusão; potencializadora do
funcionamento biopsicossocial, promotora da participação e da
qualidade de vida do aluno com NEEP. Focusing on the development and implementation of a specific individual curriculum for 5th grade, this paper proposes an educational intervention in special educational needs (SEN) regarding mitochondrial disease. Having as reference the biopsychosocial approach and the ICF-CY framework, it seeks to determine how educational actions in special education allow curriculum differentiation for inclusion, enhancing biopsychosocial functioning, enabling participation, and promoting quality of life of students with SEN. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10430 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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