Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVentura, Alexandrept
dc.contributor.authorSilva, Rosilania Macedo dapt
dc.date.accessioned2013-05-14T10:46:18Z-
dc.date.available2013-05-14T10:46:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10405-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractO processo de globalização motivado através da movimentação de pessoas, concepções, comparações de países hegemônicos e organismos internacionais, influenciam os sistemas de ensino dos países, inclusive, nas legislações quando das reformas educativas. Assim, a gestão das escolas torna-se cada vez mais um alvo central para o emprego de políticas reguladas em contextos universais. Deste modo, a presente dissertação tem como ponto de partida as questões de investigação: O que dizem as legislações do Brasil e de Portugal no que concerne a gestão escolar? Quais os significados de seu texto para as escolas públicas face ao processo de globalização? Assim sendo, o trabalho objetivou analisar legislações vigentes de âmbito nacional homologadas no Brasil e em Portugal, verificando como tratam a gestão democrática escolar nas categorias princípio, organização, composição e objetivos. Sabe-se no entanto, que a gestão das escolas torna-se cada vez mais um alvo central para o emprego de políticas reguladas em contextos universais e que os objetivos destas políticas nem sempre são evidentes, deixando-se esconder nos valores dos textos legais. Contudo, se evidencia uma certa desresponsabilização dos governos para com a escola pública, num processo de privatização.pt
dc.description.abstractThe process of globalization driven by the movement of people, ideas, comparisons of hegemonic countries and international organizations, influence the countries' education systems, even when the laws of educational reforms. Thus, the school management becomes increasingly a central target for the employment policies regulated in universal contexts. Thus, this paper has as its starting point the research questions: What say the laws of Brazil and Portugal regarding the school management? What are the meanings of his text for public schools regarding the process of globalization? Thus, the study aimed to analyze existing national laws approved in Brazil and Portugal, checking how they treat the democratic management of schools in categories principle, organization, composition and objectives. It is known however, that the school management becomes increasingly a central target for the employment policies regulated in universal contexts and that the objectives of these policies are not always obvious, leaving him to hide in the values of the legal texts. However, it shows a certain disclaimers of governments to public school, a process of privatization.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolítica educativapt
dc.subjectAdministração escolar - Brasil - Portugalpt
dc.subjectAdministração do ensinopt
dc.subjectLegislação da educaçãopt
dc.titleGlobalização e gestão escolar no Brasil e em Portugalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.