Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Manuela Bentopor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Alberto de Freitaspor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:30:55Z-
dc.date.available2011-04-19T13:30:55Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1039-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspor
dc.description.abstractNa era pós–industrial, a nova estruturação do mundo avança a um ritmo alucinante. Assim, a chamada globalização vem-nos revelar a sociedade do conhecimento que contém na educação um grande recurso de desenvolvimento económico e social. Portugal não é alheio a este facto e, como membro da União Europeia (dos 27), reconheceu como lacuna os elevados índices de abandono escolar (precoce) que o posicionam quase na cauda daquela organização internacional. Cientes daquele constrangimento, considerámos pertinente efectuar um estudo que tem como objectivo reflectir sobre os factores que influenciam os jovens a abandonar e a regressar à escola. Sabendo que a iniciativa Novas Oportunidades foi considerada pelo Governo Português uma estratégia para combater o abandono escolar/insucesso, incentivando o regresso à escola, pareceu-nos pertinente procurar analisar as razões que levaram os “desertores” que perderam a primeira oportunidade aquando da sua passagem pelo sistema de ensino a regressar ao mesmo. Tendo como enquadramento teórico a Administração Escolar, as Políticas Educativas e alguns referenciais das Ciências Sociais, efectuámos nos três primeiros capítulos abordagens relacionadas com a compreensão do abandono escolar, do regresso à escola, da educação de adultos, da socialização e tomada de decisão. Os quarto e quinto capítulos têm a ver com a vertente prática centralizada num estudo de caso, de carácter exploratório, realizado na escola secundária com 3º ciclo Alfa. O nosso estudo permitiu-nos conhecer diversificadas causas de abandono escolar e de regresso à escola. Assim, pareceu-nos adequado realçar no primeiro caso o insucesso escolar. No caso do regresso à escola julgámos oportuno salientar a necessidade, por parte dos formandos, de obtenção de uma certificação equivalente ao 12º ano e, consequentemente o aumento das hipóteses de obtenção de um emprego e de um ordenado melhores.por
dc.description.abstractIn the post-industrial age, the new structuring of the world moves forward at an incredible speed. Thus, the so-called globalisation reveals a society of knowledge which has in education a great source for economical and social development. Portugal is not unaware of this fact and, as a member of the European Union, recognized as a gap the high rates of early school leaving which place the country in one of the lowest positions in the ranking of that international organisation. Aware of that constraint, we considered relevant to carry out a study in order to reflect upon the facts that make young people drop out and return to school. Knowing that the initiative “Novas Oportunidades” (New Opportunities) was considered by the Portuguese Government a strategy to fight early school leaving/school failure as it stimulates the return to school, it is important to analyse the reasons that led “deserters” who failed their first chance in the school system to return to it. Having as theoretical background the School Administration, the Educational Policies and some references from the Social Sciences, in the first three chapters we made some approaches to the understanding of early school leaving, the return to school, adult education, socialisation and decisionmaking. The fourth and the fifth chapters are linked to the practical side, centred in the study of a case, of exploratory nature, carried through at the “Escola Secundária com 3º Ciclo Alfa”. Our study allowed us to acknowledge different reasons for early school leaving and for returning to school. Therefore, in the first case it was relevant to point out school failure. In the case of the return to school, it is important to emphasise the need, as far as the course participants are concerned, to obtain a certification equivalent to the 12th form and, consequently, the increase of the opportunities to get a better job and a higher salary.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228707por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração do ensinopor
dc.subjectAbandono dos estudospor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectRendimento dos alunospor
dc.titleAbandono e regresso à escola: olhares sobre as novas oportunidadespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001327.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.