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Título: A organização da administração educativa em S. Tomé e Príncipe
Autor: Lavres, Maria da Graça de Oliveira
Orientador: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Palavras-chave: Política educativa
Administração do ensino
Administração escolar
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este estudo, inscrito no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialização de Administração e Políticas Educativas, surgiu da perceção de que o estado atual da administração educativa em S. Tomé e Príncipe é insatisfatório, tendo em conta fatores multifacetados, de caráter normativo, social, humano e institucional. Com este trabalho pretendemos caraterizar a administração educativa deste país e discutir as políticas educativas que a orientam, partindo das perspetivas dos dirigentes que se encontram em função na administração do sistema educativo. Para tal, efetuámos uma revisão da literatura sobre as questões da administração educativa, das políticas educativas e tendências de transformação do sistema educativo, por forma a enquadrar, do ponto de vista teórico, contextual e normativo, a temática em análise. Para a realização do trabalho empírico, mobilizámos o método qualitativo, tendo recorrido à entrevista semiestruturada (aos dirigentes da administração educativa de S. Tomé e Príncipe) como técnica privilegiada para a recolha de informação, e à análise de conteúdo como técnica de tratamento da informação. O resultados da pesquisa empírica revelam o interesse e recetividade por parte dos entrevistados no aperfeiçoamento da administração educativa. Consideram várias perspetivas de inovacão que impulsionará um novo rumo na administração educativa santomense, alterando o modelo de administração, dando autonomia às escolas e serviços, desconcentrando e descentralizando a administração educativa e outras alterações necessárias.
This study, enrolled in the Master in Educational Sciences, specialization in Educational Administration and Policy, arose from the perception that the current state of educational administration in S. Tomé and Príncipe is unsatisfactory, taking into account multifaceted aspects, concerning normative, social, human and institutional factors. In this context, this work aims to characterize the educational administration of this country and discuss educational policies that guide it, starting from the perspectives of leaders of the administration of the education system. With this purpose, we performed a literature review on issues of educational administration, educational policy trends and transformation of the education system. To conduct the empirical work, we used the qualitative method and, specifically, the semi-structured interview (to the leaders of educational administration from São Tomé and Príncipe) as prime technique for gathering information, and content analysis as a treatment technique of the information. The results of empirical research show interest on the part of respondents to the improvement of educational administration. In fact, they consider multiple perspectives of innovation that will drive Santomean educational administration into a new direction, namely by changing the management model, improving self-government in schools and services, and decentralizing the educational administration, among other changes.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10333
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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