Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarker, Anthony Davidpt
dc.contributor.authorFerreira, Isabel Maria Cardosopt
dc.date.accessioned2013-04-29T14:21:08Z-
dc.date.available2013-04-29T14:21:08Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10299-
dc.descriptionMestrado em Línguas, Literaturas e Culturaspt
dc.description.abstractEsta dissertação visa questionar as representações da escola através da cultura fílmica anglófona produzida entre 1960 e 2006. Os filmes selecionados são o ponto de partida para uma reflexão sobre educação, pedagogia e cultura através das lentes críticas de alguns cineastas britânicos e americanos. Deste modo, os filmes apresentados foram desconstruídos e analisados através de um hipotético diálogo entre a ficção e a realidade e o meta-diálogo ficção-ficção, tendo como estratégia o contraste e a comparação dos textos fílmicos de épocas díspares, contudo transtemporais e transculturais. Sem deixarmos de valorizar o contexto histórico-cultural de cada texto fílmico em particular, tentámos extrair deste as lições mais universais quanto ao fenómeno educativo, estabelecendo através do cinema uma ligação pedagógica e cultural entre as lições do passado, do presente e as possíveis num futuro. Desta feita, este trabalho pretende valorizar o contributo dos filmes sobre a escola para o debate educativo e pedagógico, enquanto documentos culturais que registam idiossincrasias e estereótipos.pt
dc.description.abstractThis dissertation questions the Anglophone film school representations portrayed in cinema since 1960 until 2006. The set of films chosen aim to open the debate around education, pedagogy and culture via the fictional realities captured by the lenses of a few British and American filmmakers. The films studied were deconstructed and analyzed through an hypothetical dialogue between fiction and reality and the meta-dialogue fiction-fiction, relying on the strategy of contrast and comparison of different transtemporal and transcultural epochs. Despite not overlooking the particular historical and cultural hic et nunc of the filmic products, I’ve tried to extract the most universal lessons as far as the educational phenomenon is concerned, using cinema to establish bridges among the lessons of the past, the lessons of the present and the lessons of the future-to-be. Hence, this dissertation wishes to value the role of the school film subgenre within the educational and pedagogic debate, considering it valuable cultural documentation about school idiosyncrasies and stereotypes.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCinemapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectSistemas educativospt
dc.subjectMétodos pedagógicospt
dc.titleSchool films & education: cultural and artistic investigationspt
dc.title.alternativeFilmes sobre a escola & educação: uma investigação artístico-culturalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf952.27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.