DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1027

title: Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
authors: Rocha, Isabel Maria Cardoso
advisors: Silva, Carlos Fernandes da
keywords: Educação especial
Necessidades educativas especiais
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Actividades de aprendizagem
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O professor está sujeito a lidar com crianças com as demais problemáticas e o Síndrome de Down não é excepção, mas uma realidade, perante a qual muitos educadores/professores não sabem como activar. Deste modo, consideramos pertinente a elaboração de um estudo que prove que estas crianças aprendem a ler e a escrever com prazer, são capazes de adquirir as competências estabelecidas nas escolas. No entanto, para alcançar este fim, é fundamental proporcionar um processo de ensino/aprendizagem optimizado, que visa a adaptação e o desenvolvimento de diversos métodos e estratégias de ensino. E foi com base nesta realidade que realizámos um estudo de caso, onde trabalhámos com uma criança com Trissomia 21, com 10 anos de idade, que apresentava dificuldades de aprendizagem e uma grande aversão pela leitura e pela escrita. Depois de lhe termos proporcionado actividades interessantes, dinâmicas e muito atractivas, onde o aluno manuseou diferentes materiais, concluímos que esta criança apenas necessita de alguém que a motive, desperte a sua atenção, pois hoje o "João" adora ler e fá-lo com agrado e eficiência.

The teacher is subjected to deal with children and their problematic conditions and, the Down syndrome population is not an exception. It is a reality and many educators/ teachers haven’t the appropriate formation to deal or to activate this matter. In this way, it is considered pertinent to develop a study which proves that these children can read and write with pleasure, they are capable to gain thecompetencies established in schools. However, in order to reach this aim, it is important to afford an optimised teaching and learning process that seeks the adaptation and development of a diversity of teaching methods and strategies. Based on this conception a study was developed. With it a we worked with a child with Down Syndrome, who was 10 years old. This child presented difficulties in the process of learning and an averseness towards reading and writing. After having provided the child with interesting, dynamic and attractive activities, in which the child could deal with a variety of materials, a conclusion was taken. This child needs someone who can motivate and stimulate his attention, for today, “John” enjoys reading and does it with happiness and efficiency.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1027
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000944.pdf9.42 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2