DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1023

title: (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
authors: Almeida, Maria Elisa Grijó Guahyba de
advisors: Pinho, Luís de Jesus Ventura de
keywords: Orientação profissional
Preparação para a vida activa
Papel da escola
Adolescentes
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com esta investigação propomos repensar as teorias e práticas da orientação vocacional no contexto atual de transformações na sociedade e no mundo do trabalho. A partir da reflexão acerca do papel da escola na construção do projeto de vida do adolescente, pretende-se abordar a escola como local privilegiado para a promoção do desenvolvimento vocacional dos alunos, através de um trabalho preventivo. Além da revisão teórica acerca do tema, realizou-se a aplicação de um programa de orientação vocacional com base nas perspectivas clínica, construtivista e sistêmica e em técnicas de avaliação qualitativa, a um grupo de adolescentes em um colégio no Distrito de Coimbra. O programa teve por objetivo facilitar o processo de escolha profissional e a construção de um projeto de vida das participantes, avaliar o impacto e a eficácia do programa, perceber como os adolescentes recebem este modelo de orientação, bem como colaborar para a atualização da investigação e intervenção em orientação vocacional. A análise qualitativa dos dados coletados através do estudo de caso demonstra a eficácia do programa e o seu impacto positivo nas participantes, reforçando a idéia de que as técnicas de avaliação qualitativa em orientação vocacional podem auxiliar o indivíduo tanto na elaboração de um projeto de vida, como na ativação do seu desenvolvimento psicológico e vocacional. ABSTRACT: This study’s proposal is to rethink the vocational guidance theory and practice within the actual context of transformations on society and in the world of work. Throughout the reflexion over school’s role in adolescent’s life project construction, we intend to approach school as a privileged place to promote students’ vocational development, encouraging preventive interventions. Besides the theoretical revision of this subject, a vocational guidance program, based on the clinical, constructivist and systemic perspectives and on qualitative assessment, has been applied to a group of high school students in the District of Coimbra. The aim of the program was to help participants to make a professional choice and construct a life project, to evaluate the program’s impact and efficacy, to comprehend how adolescents receive this guidance model and to actualize investigation and intervention on the vocational guidance domain. The qualitative analysis of the collected data through the case study reveals the program’s efficacy and its positive impact on participants, enhancing the idea that qualitative assessment on vocational guidance can help people not only to elaborate their life project, but to activate their psychological and vocational development.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1023
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000741.pdf770.25 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2