Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10169
Title: O vídeo como estratégia de estudo para alunos de iniciação ao piano
Author: Viegas, Rui Jorge Abranches Filipe
Advisor: Marinho, Helena
Keywords: Educação musical
Estratégias da aprendizagem
Técnicas instrumentais
Piano
Vídeo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Aprender a tocar piano é um processo bastante complexo do ponto de vista neurológico e que envolve o professor, o aluno e o respetivo instrumento, bem como as interações envolvidas entre eles. Essas interações são bastante diversificadas mas estão confinadas ao tempo de duração da aula de piano, sendo o estudo de casa de extrema importância para a evolução do aluno. Assim é fundamental promover estratégias de estudo em casa, recorrendo a novos métodos como é o caso das ferramentas audiovisuais. O presente trabalho incide sobre o impacto do uso do modelo no estudo dos alunos em casa, e sua influência na evolução da aprendizagem. Trata-se de um estudo comparativo do desempenho dos alunos quando estudam peças com auxílio de um modelo gravado em vídeo e sem auxílio deste modelo. A avaliação, baseada em diversos critérios considerados importantes na apreciação técnica dos alunos numa fase inicial de aprendizagem, foi verificada também através de uma avaliação externa. Os resultados indicam que o uso do modelo gravado em vídeo poderá servir como estratégia de estudo para alunos do primeiro grau de piano, e, por isso, contribuir para a promoção da aprendizagem e o alcance dos objetivos programáticos.
Learning to play the piano is a complex neurological process which involves the teacher, the student and the instrument, as well as all interactions between them. These interactions are quite diversified but are confined to the duration of the lesson; individual practice at home, therefore, is extremely important for the development of the student. Thus, it is fundamental to promote study techniques at home, and to involve varied teaching methods, such as audiovisual tools. This thesis focuses on the impact of the use of filmed excerpts in the individual study at home, and their impact on the evolution of the learning process. It is a comparative study of the performance of students while studying and practicing the musical pieces with the assistance of a filmed model, and without it. The evaluation, based on several criteria, also involved an initial stage of technical appreciation, confirmed through external evaluation. The results indicate that the use of filmed models may be an effective tool when used as a study strategy by basic-level students and, therefore, contribute to the promotion of instrumental learning.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10169
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao - Rui Viegas.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.