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http://hdl.handle.net/10773/10114
Title: | Educação intercultural no conhecimento profissional de educadoras de infância |
Author: | Cação, Maria Cristina Rodrigues |
Advisor: | Andrade, Isabel |
Keywords: | Formação de professores Prática pedagógica Educação intercultural |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho estuda questões ligadas às representações que um grupo
de Educadoras de Infância tem relativamente à educação intercultural, seus
sentidos e práticas. Trata-se de analisar o lugar que a educação intercultural
ocupa no conhecimento profissional de educadoras em exercício, pretendendo
identificar modos de formação que, supervisionando aquele conhecimento
profissional, o modifiquem no sentido da construção de escolas mais
inclusivas e mais capazes de educar interculturalmente.
Participaram neste estudo todas as educadoras de um mesmo agrupamento
de escolas. Os dados analisados foram recolhidos através de entrevistas
semiestruturadas gravadas e transcritas, tendo-se optado pela análise de
conteúdo como procedimento de análise do corpus.Os resultados obtidos
permitem concluir que a educação intercultural é uma via importante de
formação, na medida em que permite aos educadores uma maior consciência
e abertura para a complexidade e diversidade do mundo de hoje permitindo
uma intervenção educativa mais capaz.
Trabalhar para a educação intercultural passa pela valorização da diversidade
cultural, pelo desocultar de preconceitos para que todos os alunos tenham
direito a uma educação efetiva com o recurso a pedagogias diferenciadas e a
práticas pedagógicas ajustadas a essa diversidade. This work studies matters related to the representations that a group of child educators has in relation to intercultural education, it's aims and practices. It analyses the role of inter cultural education in the professional knowledge of the educators, in search of training methods that may contribute to schools that are more inclusive and more capable of providing inter cultural education. The universe of the study is one school and all of its educators. The data were gathered through the recording and transcription of semi-structured interviews. Content analysis was followed as the procedure of corpus analysis. The results led to the conclusion that inter cultural education is an important training condition, since it gives educators a better conscience and openness for the world complexity and diversity, enabling a more effective education intervention. Working for inter cultural education includes valuing cultural diversity, overcoming prejudices, resulting in students with the right to efficient education based on differentiated pedagogical practices better adapted to the diversity. |
Description: | Mestrado em Supervisão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10114 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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