Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10114
Title: Educação intercultural no conhecimento profissional de educadoras de infância
Author: Cação, Maria Cristina Rodrigues
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Formação de professores
Prática pedagógica
Educação intercultural
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho estuda questões ligadas às representações que um grupo de Educadoras de Infância tem relativamente à educação intercultural, seus sentidos e práticas. Trata-se de analisar o lugar que a educação intercultural ocupa no conhecimento profissional de educadoras em exercício, pretendendo identificar modos de formação que, supervisionando aquele conhecimento profissional, o modifiquem no sentido da construção de escolas mais inclusivas e mais capazes de educar interculturalmente. Participaram neste estudo todas as educadoras de um mesmo agrupamento de escolas. Os dados analisados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas, tendo-se optado pela análise de conteúdo como procedimento de análise do corpus.Os resultados obtidos permitem concluir que a educação intercultural é uma via importante de formação, na medida em que permite aos educadores uma maior consciência e abertura para a complexidade e diversidade do mundo de hoje permitindo uma intervenção educativa mais capaz. Trabalhar para a educação intercultural passa pela valorização da diversidade cultural, pelo desocultar de preconceitos para que todos os alunos tenham direito a uma educação efetiva com o recurso a pedagogias diferenciadas e a práticas pedagógicas ajustadas a essa diversidade.
This work studies matters related to the representations that a group of child educators has in relation to intercultural education, it's aims and practices. It analyses the role of inter cultural education in the professional knowledge of the educators, in search of training methods that may contribute to schools that are more inclusive and more capable of providing inter cultural education. The universe of the study is one school and all of its educators. The data were gathered through the recording and transcription of semi-structured interviews. Content analysis was followed as the procedure of corpus analysis. The results led to the conclusion that inter cultural education is an important training condition, since it gives educators a better conscience and openness for the world complexity and diversity, enabling a more effective education intervention. Working for inter cultural education includes valuing cultural diversity, overcoming prejudices, resulting in students with the right to efficient education based on differentiated pedagogical practices better adapted to the diversity.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10114
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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