Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10070
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de | pt |
dc.contributor.author | Coutinho, Maria João de Pinho | pt |
dc.date.accessioned | 2013-04-03T13:55:08Z | - |
dc.date.available | 2013-04-03T13:55:08Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/10070 | - |
dc.description | Mestrado em Didáctica - Ciências para Professores do 3º CEB/Secundário de Biologia e Geologia | pt |
dc.description.abstract | Este estudo pretende analisar os tipos de perguntas escritas formuladas por alunos do 9º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais, a partir de três contextos potenciadores do questionamento dos alunos, a fim de averiguar o nível cognitivo das perguntas formuladas em cada um destes contextos. Pretende-se ainda (i) constatar se existem, ou não, contextos capazes de conduzir à formulação de uma maior quantidade de perguntas de alto nível cognitivo e (ii) verificar de que forma o ensino dos alunos na formulação de perguntas conduz a uma maior facilidade na sua redação e a um aumento do nível cognitivo dessas mesmas perguntas. Utilizou-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. Foram recolhidas todas as perguntas escritas formuladas pelos alunos nos três contextos estudados (visualização de um filme, realização de um trabalho laboratorial e leitura de um texto de ciências). Não se identificou uma relação direta entre tipo de contexto e nível das perguntas formuladas a partir dele. No entanto houve uma diminuição da percentagem de perguntas escritas de baixo nível cognitivo, ao longo dos três contextos, tendo a percentagem perguntas de alto nível cognitivo aumentado. Assim, os resultados sugerem que perante estratégias de questionamento que estimulem os alunos à formulação de perguntas escritas, os mesmos são capazes de formular uma quantidade substancial de perguntas suscetíveis de conduzirem a aprendizagens de alto nível. Podemos ainda afirmar que, se forem dadas oportunidades aos alunos para desenvolverem competências de formulação de perguntas, os alunos, e de um modo especial os do ensino básico, irão formular uma maior quantidade de perguntas de elevado nível cognitivo. | pt |
dc.description.abstract | This work intends to analyze the written questions asked by 9th grade students in three different question-promoting contexts in the subject of Natural Sciences, in order to assess the cognitive level of each question. It is also aimed at (i) determining if a specific context can promote higher level questions and (ii) checking if teaching strategies can positively lead to the way students write those questions and lead to a developing cognitive level. For this purpose, a qualitative research was implemented. The students’ written questions in the three contexts (watching a movie, performing laboratory work and reading a science text) were collected. A close relationship between the type of context and the level of the students’ questions was not found. Nevertheless, the percentage of low-level cognitive questions has decreased throughout the three contexts while the percentage of high-level questions has increased. This way, the outcomes suggest that questioning strategies which encourage students to formulate written questions will also enable them to ask a substantial amount of questions likely to lead to a high-level learning. It can also be stated that if students, mainly elementary students, are given the opportunity to develop questioning skills, they will also be able to ask a greater number of high-level questions. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino das ciências | pt |
dc.subject | Técnicas da aula | pt |
dc.subject | Técnicas pedagógicas | pt |
dc.subject | Técnicas de interrogação | pt |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt |
dc.subject | Ensino básico 3º ciclo | pt |
dc.title | Estratégias potenciadoras do questionamento em ciências naturais | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_maria coutinho.pdf | 4.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.