Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10024
Title: | Estratégias de melhoria contínua: aplicação numa indústria de calçados |
Author: | Araújo, Manuel António de Almeida Figueiredo |
Advisor: | Gouveia, Joaquim José Borges |
Keywords: | Gestão industrial Gestão da produção Eficiência industrial Indústria do calçado |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A crescente competição global obriga as organizações a produzirem num
ambiente caracterizado por mudanças abruptas e inesperadas nos desejos do
cliente. Muitos fatores contribuem para as mudanças no mercado, incluindo a
globalização da economia, a saturação dos mercados, as mudanças
tecnológicas, políticas e sociais.
Para tornarem-se competitivas, neste ambiente turbulento, as organizações,
têm de adotar estratégias de melhoria continua, para assim terem a
flexibilidade necessária para satisfazer as constantes mudanças da procura. O
mercado atual exige que o sistema de produção satisfaça alguns requisitos,
como lead times curtos, maior variedade de produtos, produção em pequenas
quantidades preços baixos, qualidade e durabilidade.
Neste projeto são apresentados os principais conceitos e filosofias da melhoria
continua, e o modo como foram implementados numa organização industrial.
O desenvolvimento deste projeto teve assim como objetivo, implementar
melhorias no sistema produtivo da organização, focalizando-se nas mudanças
de layout, conseguindo assim uma redução de desperdícios, e por
consequência de custos.
Houve uma evolução positiva durante o projeto e os resultados obtidos foram
os esperados, permitindo prever uma continuidade do trabalho desenvolvido
num futuro próximo. Verificou-se uma diminuição dos desperdícios existentes
na produção e um aumento da eficiência e da produtividade. The increasing global competition compels organizations to produce an environment characterized by unexpected and abrupt changes in the customer's wishes. Many factors contribute to changes in the market, including economic globalization, saturation of markets, technological, political and social, changes. To become competitive in this turbulent environment, organizations have to adopt strategies of continuous improvement, so to have the flexibility to meet changing demand. The current market requires the production system meets some requirements, such as Lead times shorter, wider variety of products, production in small quantities at low prices, quality and durability. This project presents the key concepts and philosophies of continuous improvement, and how they were implemented in industrial organization. The development of this project has as objective to implement improvements in the productive system of the organization, focusing on changes in layout, thus reducing waste and therefore cost. There was a positive development for the project and the results were as expected, allowing predict a continuation of the work done in the near future. There was a decrease in the production of existing waste and improved efficiency and productivity |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10024 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 4.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.