Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10024
Title: Estratégias de melhoria contínua: aplicação numa indústria de calçados
Author: Araújo, Manuel António de Almeida Figueiredo
Advisor: Gouveia, Joaquim José Borges
Keywords: Gestão industrial
Gestão da produção
Eficiência industrial
Indústria do calçado
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A crescente competição global obriga as organizações a produzirem num ambiente caracterizado por mudanças abruptas e inesperadas nos desejos do cliente. Muitos fatores contribuem para as mudanças no mercado, incluindo a globalização da economia, a saturação dos mercados, as mudanças tecnológicas, políticas e sociais. Para tornarem-se competitivas, neste ambiente turbulento, as organizações, têm de adotar estratégias de melhoria continua, para assim terem a flexibilidade necessária para satisfazer as constantes mudanças da procura. O mercado atual exige que o sistema de produção satisfaça alguns requisitos, como lead times curtos, maior variedade de produtos, produção em pequenas quantidades preços baixos, qualidade e durabilidade. Neste projeto são apresentados os principais conceitos e filosofias da melhoria continua, e o modo como foram implementados numa organização industrial. O desenvolvimento deste projeto teve assim como objetivo, implementar melhorias no sistema produtivo da organização, focalizando-se nas mudanças de layout, conseguindo assim uma redução de desperdícios, e por consequência de custos. Houve uma evolução positiva durante o projeto e os resultados obtidos foram os esperados, permitindo prever uma continuidade do trabalho desenvolvido num futuro próximo. Verificou-se uma diminuição dos desperdícios existentes na produção e um aumento da eficiência e da produtividade.
The increasing global competition compels organizations to produce an environment characterized by unexpected and abrupt changes in the customer's wishes. Many factors contribute to changes in the market, including economic globalization, saturation of markets, technological, political and social, changes. To become competitive in this turbulent environment, organizations have to adopt strategies of continuous improvement, so to have the flexibility to meet changing demand. The current market requires the production system meets some requirements, such as Lead times shorter, wider variety of products, production in small quantities at low prices, quality and durability. This project presents the key concepts and philosophies of continuous improvement, and how they were implemented in industrial organization. The development of this project has as objective to implement improvements in the productive system of the organization, focusing on changes in layout, thus reducing waste and therefore cost. There was a positive development for the project and the results were as expected, allowing predict a continuation of the work done in the near future. There was a decrease in the production of existing waste and improved efficiency and productivity
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10024
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf4.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.