TY: CONF T1 - Recantiga: relac?a?o entre arranjador e cantautor no contexto da mu?sica popular portuguesa contempora?nea A1 - Martins, João N2 - A presente comunicação pretende discorrer sobre a relação que se estabelece entre um cantautor e arranjador no contexto da música popular portuguesa contemporânea, com foco nos processos de negociação que conduzem à criação de uma canção. Para tal, empreendeu-se um estudo no terreno com o objetivo de promover uma observância entre a relação entre um cantautor e arranjador no contexto da música popular portuguesa contemporânea, que permitisse responder às seguintes questões: 1) que processos estão na base do trabalho colaborativo entre o arranjador e o cantautor no trabalho de ressignificação de canções da sua autoria?; 2) que processos de negociação entre arranjador e cantautor sustentam a criação de uma identidade de uma determinada canção?; 3) qual o grau de decisão do arranjador na transformação dos elementos criados pelo cantautor? (melodia, harmonia, letra, estrutura formal, etc.); 4) as decisões musicais tomadas pelo arranjador poderão ser inspiradas por determinadas referências artísticas? Se sim, quais?; 5) qual o papel do arranjador na cadeia de produção musical nesta área? Nessa medida, realizaram-se um conjunto de entrevistas, tanto a cantautores como a arranjadores contemporâneos, que assumem uma posição relevante no meio de produção artística em questão. Concretamente, entrevistaram-se as seguintes personalidades: Miguel Araújo, Joana Espadinha, António Zambujo, Elisa Rodrigues (cantautores); Luís Figueiredo, Pedro Moreira, João Salcedo, Pedro Guedes (arranjadores). Na sequência destas entrevistas, foram organizados os dados recolhidos das mesmas, que permitiram tecer um enquadramento da figura do arranjador na cadeia de produção da música popular portuguesa contemporânea. As perspetivas aqui cobertas ? tanto do ponto de vista do cantautor, como do próprio arranjador ? permitiram situar o papel do arranjador no contexto citado, ajudando a tornar o seu trabalho visível e relevante. Uma vez que o assunto aqui tratado, e de acordo com a pesquisa efetuada, até ao momento não foi abordado do ponto de vista académico e científico pretende-se que, com este projeto, se possa desenvolver um contributo importante para o contexto da produção da música popular portuguesa contemporânea, nomeadamente sobre a relação que se estabelece entre um cantautor e arranjador e os respetivos processos de negociação que conduzem à criação de uma canção. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/35763 Y1 - 2022 PB - UA Editora