TY: THES T1 - Relação professor-aluno no 1º ano : um estudo sobre interacções verbais A1 - Moreira, Elisabete Susana Teixeira Pinto N2 - Este estudo tem como principal objectivo compreender o modo como os professores se relacionam com os alunos em situação de ensinoaprendizagem em turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurámos efectuar uma caracterização genérica da interacção verbal que se processa em sala de aula, onde o aprofundamento de concepções sobre o tipo de poder, o funcionamento da cortesia e a componente afectiva se tornaram fundamentais, pois permitiram elaborar um quadro teórico consistente. Como opções metodológicas, utilizámos uma abordagem qualitativa, de natureza etnográfica numa perspectiva etnometodológica, em que predomina a importância do contexto, da situação e das referências e perspectivas dos participantes. O registo de dados, realizado através de uma observação participante, privilegiou, além das notas de campo, a videogravação de aulas e a gravação áudio de entrevistas a dois professores. A partir dos dados recolhidos, procedemos a uma caracterização interna das interacções verbais da aula, através de uma categorização e análise das diferentes manifestações de poder, cortesia e afectividade, de modo a responder às questões investigativas propostas, o que nos permitiu fazer interpretações com carácter reflexivo. Tratados os dados e analisados os resultados, concluímos que o professor possui uma posição hierárquica superior em relação aos seus alunos, existindo comportamentos particularmente tipificados e assimétricos. A diversidade de manifestações de cortesia negativa e positiva contribui para o carácter harmonioso nas relações entre professo e alunos. Destaca-se, ainda, uma variedade de manifestações reveladoras de uma relação de afectividade, que conduzem a uma relação de proximidade entre professor e alunos, numa atitude activa e comprometida na construção do saber. A análise das entrevistas indicou que as concepções dos professores sobre a relação professor-aluno se reflectiam nas suas práticas, tendo contribuído para a definição do que ocorreu em sala de aula. Recomendamos a reutilização do corpus recolhido para este estudo para a observação e explicação de episódios didácticos, que poderão ser o suporte para momentos de reflexão sobre a prática pedagógica na formação de professores. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/4768 Y1 - 2006 PB - Universidade de Aveiro