TY: THES T1 - E-Learning: formação para pessoas com necessidades educativas especiais A1 - Rito, Pedro Manuel Santos Neves N2 - O presente estudo ? e-Learning, formação para pessoas com necessidades especiais ? integra-se no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Multimédia em Educação. Tem por finalidade criar e avaliar o impacto de um módulo de aprendizagem on-line como complemento das aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, no domínio das tecnologias da comunicação e educação. Pretendemos, em particular, verificar a evolução das competências dos formandos que frequentam o curso ?Informática e Tecnologias da Informação, uma oportunidade para todos?, ao abrigo do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, que financia a medida dois do eixo cinco, promoção da inserção social e profissional de pessoas com deficiência, na Instituição Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. O nosso foco é mais especificamente direccionado para o módulo que diz respeito à linguagem HTML. Procedemos ainda à declinação de todo o material em formato papel para o formato digital. Na primeira parte do trabalho, percursos e diversidade do estudo, começamos por caracterizar a sociedade em rede e estudamos as alterações necessárias para que se possa proceder a mudança do ensino presencial ao ensino a distância. Caracterizámos a forma como a interacção entre as pessoas é capaz de desencadear mecanismos de aprendizagem, que, por sua vez, podem descrever uma situação de aprendizagem colaborativa on-line. Na segunda parte, contextualizamos o estudo no qual apresentamos a formação de adultos, e, mais especificamente, o Programa Constelação, destinado à formação de adultos especiais numa perspectiva de contexto de trabalho. Na terceira parte, metodologia do projecto tecnológico, apresentamos o modo de implementação do processo de aprendizagem em formato e-Learning. Na quarta parte, implementação do projecto, apresentamos o processo de implementação do módulo em formato e-Learning, bem como os resultados obtidos no estudo de caso. Na quinta parte, discussão em análise, comparamos os resultados obtidos no nosso estudo de caso com outros dados já existentes. Esta análise permitenos reflectir sobre as implicações que o processo de ensino/aprendizagem a distância tem no contexto de uma população com características especiais. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/4585 Y1 - 2007 PB - Universidade de Aveiro