TY: THES T1 - Simulação de condições atmosféricas no aeroporto das Lajes A1 - Moniz, Linda de Fátima Vasconcelos Ramos N2 - Este trabalho visa simular condições atmosféricas desfavoráveis para a aviação no aeroporto das Lajes, em particular para o dia 20 de Novembro de 2009. Neste dia, um airbus A310 da Sata esteve na iminência de se despenhar no momento da aterragem. Assim, simulou-se um período de 24 horas compreendido entre as 00UTC do dia 20 e as 00UTC do dia 21 de Novembro de 2009. Na realização das simulações utilizou-se o modelo WRF (Weather Research and Forecasting), o qual foi configurado com 3 domínios, estando o domínio principal centrado no aeroporto civil das Lajes e os outros 2 aninhados no primeiro. Ao longo deste trabalho foram estudadas 3 possíveis causas que puseram em perigo o airbus A310 da Sata: formação de ondas de montanha, formação de thunderstorms e formação de windshear. Para tal foram utilizadas as saídas do modelo WRF, analisadas em GrADS e a parametrização de rajadas convectivas propostas por Bechtold e Bidlot, (2009). Assim, verificou-se que existiam condições favoráveis para a formação de thunderstorms, o que realmente foi corroborado com as informações meteorológicas emitidas pelo observador meteorológico do aeroporto das Lajes. Portanto, uma das possíveis causas poderá estar relacionada com a formação de um microburst decorrente da situação convectiva verificada, que ao atingir o solo poderá ter provocado uma frente de rajada. Foi, também, verificado que existiam condições favoráveis à formação de ondas de montanha, que podem, também, ter estado na origem do incidente. Quanto ao wind shear, este foi classificado como leve, no entanto, não se poderá descartar esta hipótese totalmente, caso ele estivesse associado a rotores ou frentes de rajada. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/4479 Y1 - 2010 PB - Universidade de Aveiro